Protejo realiza Aula Inaugural no Sesi de Arapiraca

  • Redação
  • 03/09/2011 06:40
  • Cidade

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na tarde desta sexta-feira, no auditório do Teatro do Sesi, no bairro Primavera, a Aula Inaugural doProjeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo).

A iniciativa está atendendo 150 jovens com idade entre 15 e 24 anos, que viviam em situação de risco e expostos à violência doméstica ou urbana.

O Protejo é uma projeto do governo federal, em parceria com o município, que aderiu ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

A cerimônia de abertura do projeto contou com a presença do secretário de Governo, Ricardo Teófilo; da secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto; coordenador do Protejo, em Arapiraca, Aermerson Barros; assessor-técnico do Pronasci em Alagoas, Paulo Sérgio Ribeiro; do comandante do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, tenente-coronel Wellington Bitencourt, além do presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Saturnino (PMDB); presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Gilvanete Lúcio; a representante da empresa Parceria Eventos e Serviços, que venceu o processo licitatório para ministrar as atividades com os jovens.

Os 150 jovens foram selecionados para participar de atividades de informática, aula de reforço escolar, teatro, educação física, acompanhamento social, psicológico, jurídico e de assistências às famílias.

Os adolescentes que cumprirem a frequência das aulas receberão mensalmente uma bolsa no valor de R$ 100 reais.

A jovem Vanessa Carla dos Santos, 19, que é filha de pais separados e mora com a avó e um irmão mais novo, no bairro Zélia Barbosa Rocha, disse que pretende aproveitar a oportunidade para aprender mais.

“Uma prima me informou do projeto, e hoje estou aqui para me envolver com os outros jovens e garantir um futuro melhor para todos nós”, completou.

O evento ainda contou com a participação do secretário de Cultura, João José Marques; do representante do Conselho Municipal de Segurança, José Lopes, e do assessor-técnico do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e do Conselho Municipal de Segurança, João Paulo Nascimento Silva, que ministrou a aula inaugural do projeto.

As aulas e as outras atividades começam na segunda-feira (5), na Escola Ideal, no bairro Baixão.