Famílias carentes recebem moradia digna em Limoeiro de Anadia

  • Redação
  • 02/09/2011 06:17
  • Cidade

Vinte famílias que residem no povoado Inxúndia, localizado na zona rural do município de Limoeiro de Anadia, foram contempladas com moradias populares, entregues pela Prefeitura, através de convênio junto ao governo federal. O primeiro lote de casas, de um total de 48 unidades somente naquele povoado, faz parte do programa de erradicação da doença de Chagas, onde moradias de taipa são derrubadas e em seu lugar, construídas casas em alvenaria.

Até bem pouco tempo atrás, essas famílias residiam em condições insalubres e sub humanas, fora dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o prefeito Marlan Ferreira a erradicação deste tipo de moradia é uma das prioridades de sua administração. “Na zona rural de Limoeiro ainda temos cerca de 500 casas de taipa e isso é inadmissível. Estamos concentrando todos os esforços para erradicar esse tipo de moradia”, frisou o prefeito.

A estrutura das casas de taipa é composta por ramificações de galhos de árvores e o preenchimento com barro vermelho. Essa combinação, além não proporcionar qualquer tipo de segurança ao morador, também serve como abrigo para diversos tipos de insetos, inclusive o mosquito Barbeiro, principal transmissor da doença de Chagas.

“Estou vivendo dias de sonho, as vezes tenho medo de acordar e não estar acontecendo nada disso. Hoje tenho orgulho da minha casa, bonita, limpinha e cheirosa, onde posso abrigar com segurança e dignidade toda a minha família”, frisou a moradora Cecília Antônia da Silva, contemplada com uma das moradias entregues recentemente.