Técnicos e especialistas do Banco Mundial (Bird) visitam Arapiraca

  • Redação
  • 29/08/2011 11:51
  • Cidade

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, técnicos e especialistas que representam a missão do Banco Mundial (Bird) em três cidades de Alagoas.

O encontro contou com a presença do Líder de Proteção Social e Gerente do Projeto do Bird, Ian Walker; consultor-especialista em Saúde, Ezaú Pontes; especialista em Proteção Social, Catalina Gomez; especialista em Reforma do Setor Público, Jose Rodriguez; Inclusão Produtiva do Desenvolvimento Rural, Fátima Amazonas; Salvaguardas Sociais do Bird, Judith Lisansky, e do departamento de Salvaguardas Ambientais, Bernadette Lange.

O grupo chegou à cidade de Arapiraca acompanhado de secretários municipais de governo; do assessor especial do governo estadual no Agreste, Francisco Azevedo, e da representante da Secretaria de Estado da Administração, Cícera Pinheiro, além de representantes das secretarias de Saúde, Planejamento, Secretaria da Mulher, bem como de gestores dos Arranjos Produtivos Locais (APL's).

Visitas

Na abertura da reunião, o representante do Bird, Ian Walker, disse que o Banco Mundial pretende visitar, além de Arapiraca, os municípios de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

“Estamos identificando os problemas de cada município, para lançarmos ideias e estratégias para apoiar investimentos em Alagoas, no trabalho de melhoria dos indicadores sociais.

O prefeito Luciano Barbosa destacou as ações do Banco Mundial e colocou toda a estrutura da administração municipal à disposição dos técnicos do Bird.

“Não queremos ser meros solicitantes de empréstimos. Acho fundamental vocês, primeiramente, fazerem um levantamento dos recursos que o Estado e as prefeituras estão aplicando em obras sociais, para, em seguida, de posse dessas informações, destinar recursos necessários à melhoria da qualidade de vida de nossa po pulação”, afirmou Luciano Barbosa.

Na oportunidade, ele lembrou dos avanços na área de saúde, com a cobertura de 82% de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), como também a implantação de oito escolas de tempo integral; das bibliotecas digitais nas comunidades (as Arapiraquinhas) como parte do projeto de inclusão social e incentivo à leitura.

“A educação é o maior desafio do Brasil. Os governos deveriam olhar o setor como uma infraestrutura importante, porque através dele encontraremos soluções para diversos problemas nas áreas da saúde, segurança e geração de empregos e renda”, completou Luciano.

Após a reunião, os técnicos do Banco Mundial realizaram uma série de visitas. Primeiramente, a comitiva esteve no Hospital Regional de Arapiraca e depois visitaram unidades de saúde, escolas, projetos agrícolas e de assistência social.