Seagri realiza Dia de Campo e apresenta experimentos a agricultores de Craíbas

  • Redação
  • 26/08/2011 05:39
  • Cidade

Agricultores familiares da região Agreste de Alagoas vão conhecer os experimentos conduzidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) com sorgo, gergelim, girassol, feijão e algodão, durante um Dia de Campo, na zona rural do município de Craíbas.

A atividade será realizada no dia 3 de setembro, a partir das 9h, e na ocasião os produtores vão conhecer quais culturas estão mais adaptadas à região, qual a produtividade estimada e quais as vantagens de produzir essas culturas, algumas delas ainda pouco comuns em Alagoas, como o girassol.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, o governo tem como missão oferecer aos agricultores alternativas para diversificação produtiva e aumento da renda. “Algumas dessas culturas podem complementar a renda, pois são produtos que têm mercado consumidor, mas falta produção no Estado. Mas antes de indicar o material, é preciso que ele seja testado e analisado nesses campos experimentais”, explicou o secretário.

Em Craíbas, os experimentos são feitos numa área da mineração Vale Verde, que analisa o desenvolvimento de outras culturas no local. De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagri Francisco Méricles, é analisada principalmente a adaptação das plantas ao solo e às condições do clima. “Nosso foco é a produtividade, afinal, o agricultor familiar tem áreas pequenas e nelas ele precisa obter a melhor produtividade possível”, destacou o técnico.

Ele salientou que estão sendo conduzidos experimentos com 20 materiais de feijão, ou seja, com plantas que possuem características diferentes. “Esse é o primeiro ano do plantio, mas ao final do experimento vamos poder indicar aos agricultores quais são os materiais mais resistentes a pragas, doenças e que melhor se adaptaram à região”, destacou o engenheiro agrônomo Francisco Méricles.