Prefeitura entrega 210 casas no Planalto no próximo dia 30

  • Redação
  • 25/08/2011 13:28
  • Cidade

O combate ao déficit habitacional com a entrega de moradias para famílias carentes tem sido uma das prioridades da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).

Na próxima terça-feira (30), o governo municipal entregará para 210 novas moradias para pessoas de baixa renda que vivem no bairro Planalto.

A construção das casas faz parte do Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos Precários – FNHIS/ Planalto.

As famílias foram contempladas por meio de sorteio realizado na última sexta-feira (19), na sede da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar).

O sorteio foi promovido de forma conjunta entre as secretarias de Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Viação e Obras, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Adélia Leite, a meta do prefeito Luciano Barbosa é de elevar a qualidade de vida para os moradores, sobretudo em áreas de risco e vulnerabilidade social.

A secretária revelou que as moradias foram construídas para retirar de forma ordenada as famílias que moravam debaixo da rede de alta tensão da Eletrobras ou cujas casas foram condenadas pela Defesa Civil.

Adélia Leite esclareceu que a secretaria coordenou um cadastramento das famílias, com o acompanhamento dos profissionais que trabalham no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Planalto.

“Também tivemos o apoio da Cootran, que é uma cooperativa voltada para o trabalho social com as famílias carentes”, explicou.

Infraestrutura

Ainda de acordo com Adélia Leite, o conjunto habitacional está sendo dotado de infraestrutura, com obras de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário. Foram construídas nove quadras e cada moradia é dotada de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O conjunto habitacional está localizado nas imediações de uma praça e de uma moderna unidade de saúde.

A secretária também adiantou que o sorteio determinou que a entrega das moradias tem início no próximo dia 30 e será concluída no dia 30 de outubro.

A dona-de-casa Maria José da Silva Freitas, viúva e mãe de cinco filhos, comemora a chegada da nova moradia.

“É maravilhoso poder sonhar e ganhar uma casa própria”, afirmou Maria José, que já sabe que sua nova moradia já está com a numeração definida.

Avanços

O setor da construção civil em Arapiraca é fortalecido a cada dia com a adoção de programas habitacionais.

Por meio de parcerias firmadas entre a Prefeitura, governo federal, através do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, com a participação da iniciativa privada, nos últimos seis anos já foram construídas mais de oito mil moradias no município.

A maior parte das moradias é voltada para famílias de trabalhadores de baixa renda, com a implantação de programas habitacionais, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida.

No ano passado, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) garantiu recursos para o megaprojeto urbanístico na comunidade de Olho d'Água dos Cazuzinhas.

Como parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, o município está sendo beneficiado com a construção de mais 1.900 unidades habitacionais no condomínio residencial Brisas do Lago.

O prefeito Luciano Barbosa está acompanhando de perto a execução das obras, que estão em ritmo bastante acelerado.

O novo condomínio residencial de Arapiraca inclui a construção das 1.900 casas populares; uma escola de tempo integral com dois mil metros quadrados de área; creche; posto de saúde; uma unidade do CRAS, área de lazer com campo de futebol e parque infantil, além de bosque e até centro comercial.

O projeto urbanístico está sendo implantado em uma área com 70 hectares. Cada unidade habitacional terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.

O conjunto habitacional também será dotado de ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, bem como abastecimento de água potável.

O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas e ficará a cargo da empresa Engenharq e deve gerar cerca de mil empregos diretos no município de Arapiraca, beneficiando milhares de pessoas com renda média de um salário mínimo.