Trabalhadores e Estudantes realizam protesto no Centro

  • Redação
  • 17/08/2011 12:27
  • Cidade

Melhores condições de trabalho. Essa é a reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e estudantes, que realizaram no final da manhã e início de tarde desta quarta-feira (17) uma mobilização no Centro de Arapiraca.
Participaram da passeata, integrantes do Campi Arapiraca, Palmeira dos Índios (ambos da Região Metropolitana do Agreste), Viçosa e Penedo.

Com buzinas, nariz de palhaço, cartazes, faixas e camisas com frases de protesto e até uma cruz com o nome do Hospital Universitário Alberto Antunes, a categoria realizou um buzinaço pelas ruas do Centro e concluiu a manifestação na Praça da Prefeitura.

“Estamos lutando não só pela entidade Ufal, mas sim por todo nós. Não podemos deixar que a nossa universidade acabe ou seja simplesmente privatizada. Precisamos de mais condições para estudar e trabalhar”, falou um dos alunos, contando ainda que existem estudantes bolsistas que trabalham na Ufal.

Em greve

A categoria está em greve desde o mês de junho. Os servidores cobram do Governo Federal a manutenção dos direitos conquistados nas últimas paralisações, como o paralisação das verbas federais destinadas as universidades, além da não aprovação do Projeto de Lei 520/2010, que cria uma empresa pública para administrar os hospitais universitários em todo país.

Dilma em Arapiraca

No dia 25 de julho, durante a visita da presidenta Dilma Roussef a cidade de Arapiraca, técnicos administrativos da Ufal realizaram um protesto em frente à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde a chefe do executivo nacional lançava o programa Brasil sem Miséria.

Na oportunidade, alguns servidores chegaram entraram em conflito com a Polícia Militar, que recolheu vuvuzelas e pediu para que carros de som fossem desligados. Os técnicos reclamaram do fato de não terem tido acesso à presidente.