INSS cita caso em Arapiraca para alertar sobre ação de estelionatários no Brasil

  • Redação
  • 17/08/2011 14:45
  • Cidade

A gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários que não passem informações sobre seus dados, principalmente número do cartão de benefício e senha para ninguém, seja pessoalmente ou por telefone.

A senha é sigilosa e com essas informações os estelionatários podem sacar o dinheiro do benefício ou até fazer empréstimos. Esta semana, por exemplo, o INSS teve a informação de que alguns estelionatários tentaram dar o golpe em alguns idosos, na cidade de Arapiraca, alegando que eles tinham valores a receber e precisavam de seus dados e, infelizmente, conseguiram sacar o benefício de um aposentado.

Os beneficiários também devem ficar atentos e não devem confiar em pessoas que prometem apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, vender produtos, entre outras facilidades. Os estelionatários sempre se utilizam desse tipo de argumento para enganar as pessoas. Nesses casos, o beneficiário deve registrar a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

O INSS informa que todos os contatos com seus segurados são feitos por meio de correspondência, e jamais via telefonema ou e-mail. Da mesma forma, em nenhuma hipótese são solicitados dados do cidadão e muito menos que ele faça depósitos de qualquer natureza, pois todos os serviços do instituto são gratuitos. O INSS salienta que não é comum seus funcionários fazerem visitas em casa. E quando isso ocorre é para comprovação de vida do segurado e, em nenhuma hipótese, pedem cartão e senha.

Se o aposentado for procurado, não deve entregar documentos ou dar qualquer informação. Deve procurar a delegacia mais próxima. Se cair no golpe, informando número do cartão e senha, vá ao banco e ao INSS para bloquear o cartão e providenciar a emissão de um novo.

Atendimento- Para requerer benefício, o cidadão também não deve procurar intermediários. Atualmente, o cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, pelo telefone 135. O serviço é de graça, se for feito por telefone fixo, ou tem custo de ligação local, se for feito de celular. O segurado também pode agendar seu atendimento pela internet no Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br).

Ouvidoria - A atuação de intermediários pode ser denunciada na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Para isso, basta ligar para o telefone 135 e digitar a opção 3 no menu eletrônico. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e clicar no link “Ouvidoria-Geral”.