Estudantes de Arapiraca e Craíbas recebem palestra sobre uso de agrotóxicos

  • Redação
  • 10/08/2011 19:12
  • Cidade

Adolescentes que estudam em escolas de Ensino Fundamental na zona rural de Arapiraca e Craíbas, no Agreste de Alagoas, estão sendo conscientizados sobre o uso correto dos agrotóxicos. A ação ocorre por meio de palestras e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

De acordo com o técnico agrícola que dá as palestras, José Felix Dão, o uso correto dos agrotóxicos pode evitar riscos ao meio ambiente, à saúde de quem aplica os produtos e à saúde de quem consome os alimentos. “Esperamos que os filhos de agricultores, que já têm contato com essas atividades, possam colaborar para a conscientização dos adultos, que às vezes têm resistência em relação a algumas práticas”, alertou o técnico.

Segundo ele, praticamente em todas as culturas da região Agreste são aplicados agrotóxicos industrializados, inclusive nas de fumo, milho, feijão, mandioca, frutas e hortaliças. “O agrotóxico serve para combater pragas e doenças, mas deve ser usado seguindo as recomendações”, orientou.

Ele explicou que, após a aplicação do produto químico, os alimentos não devem ser colhidos nem usados na alimentação, pois é preciso manter um intervalo. “Depois de certo tempo, de acordo com a recomendação do fabricante, aquele produto perde o efeito danoso sobre as pessoas, por isso é importante respeitar esse intervalo entre a aplicação e a colheita”, esclareceu José Felix Dão.

O técnico já ministrou palestras em cinco escolas, sendo duas na zona rural de Craíbas e três em Arapiraca, e teve bastante receptividade dos diretores e professores.

Nos encontros, ele leva um kit com os equipamentos de proteção individual que devem ser usados por quem vai aplicar os agrotóxicos e dá orientações sobre como lavar as embalagens vazias e devolvê-las nos locais adequados. “São embalagens que não podem ir para o lixo residencial. Normalmente, elas são devolvidas ao fabricante ou à loja”, salientou.