Ações da Semana de Aleitamento Materno continuam até sexta

  • Redação
  • 03/08/2011 06:12
  • Cidade

A Prefeitura de Arapiraca, através do Banco de Leite Humano Ivete França, iniciou na segunda (01), ações voltadas a Semana Mundial de Aleitamento Materno com palestras com grupos de gestantes, mães e avós da Unidade Básica de Saúde Teotônio Vilela. Além de palestras, oficina e passeata fazem parte da programação que será encerrada na sexta-feira, dia 05.

O tema abordado mundialmente, na campanha este ano, tem como slogan: Comunique-se- uma experiência em 3D. O principal foco é a comunicação como dimensão que deve estar presente na promoção, na proteção e/ou no apoio à amamentação. O objetivo é informar através dos veículos de mídia que o apoio a amamentação pode ser realizado em duas dimensões: No “Tempo”, da gravidez ao desmane e “Lugar”, na residência, na comunidade, no sistema de saúde,onde a mulher esteja amamentando. Frisando que a terceira dimensão – a “ Comunicação”, é a responsável pela socialização da informação correta para troca de experiências entre as mulheres que necessitam de orientação e apoio.

A programação em Arapiraca, também está voltada a formar agentes multiplicadores do Banco de Leite nas comunidades. Uma oficina, ministrada no Hospital Regional, na terça(02), das 14h às 17h, teve este objetivo . Durante a oficina foi destacado o trabalho realizado pelo Banco de Leite de Arapiraca, orientações sobre a coleta e armazenamento de leite humano e a importância da doação.

As ações prosseguem na quinta-feira(04), com palestras para grupos de gestantes e mães da USB Cacimbas, na Unidade da comunidade de Pau Ferro, às 09h e na igreja católica em frente a USB 2º Centro, às 14h e na sexta-feira(05) as atividades iniciam às 09h, com a ação “ Banco de Leite na Praça”, em comemoração a Semana de Aleitamento Materno e Dia Nacional da Saúde.

O evento que acontece no Largo Dom Fernando Gomes além de sensibilizar a população sobre a importância da amamentação e doação, também terá um ponto fixo para coleta de frascos reutilizáveis (frascos de vidro com tampa de plástico) para coleta de leite humano junto as doadoras voluntárias.

O evento será encerrado com uma passeata, que sairá do Largo D. Fernando Gomes, às 15h e percorrerá as principais ruas do comércio sensibilizando os arapiraquenses sobre a importância do aleitamento materno e da doação do excesso de leite humano.