Agricultura familiar ganha mais força em Arapiraca

  • Redação
  • 24/07/2011 09:43
  • Cidade

A agricultura familiar em Arapiraca e nos municípios da Região Metropolitana do Agreste será fortalecida com a visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (25).

Durante sua estada em Arapiraca, Dilma Rousseff vai lançar para a região os programas Brasil sem Miséria e Água Para Todos.

Como parte da iniciativa, milhares de agricultores familiares serão beneficiados com a parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre outros órgãos do governo federal e estadual.

Inicialmente, já foram comprados equipamentos para instalação de uma empacotadora de farinha que vai funcionar na fábrica de fécula da mandioca.

De acordo com o secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, o produto será comprado diretamente dos agricultores familiares e depois comercializado com as redes de supermercado.

A expectativa inicial é de que o projeto deve beneficiar diretamente cerca de 500 agricultores familiares. Eles beneficiam a raiz em 40 casas de farinha da região e, pela primeira vez, vão colocar seu produto nas grandes redes de supermercados.

A ação também conta com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sebrae/AL, Arranjo Produtivo Local (APL) de Mandioca no Agreste e Cooperagro, que tem como presidente Eloísio Lopes Júnior.

Ele destaca o empenho da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), bem como do apoio dos governos federal e estadual no projeto, com a ajuda de outros parceiros.

Investimentos

Os pequenos e médios produtores rurais de Arapiraca estão sendo beneficiados pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Agricultura, com investimentos da ordem de R$ 2 milhões para a compra de produtos diretamente do campo.

A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura, no Parque Ceci Cunha.

Além disso, desde o final do ano passado que a Secretaria de Agricultura já construiu a revitalizou mais de 90 barragens e também disponibilizou gratuitamente tratores para aragem de terras.


Manoel Henrique Cavalcante disse que os reservatórios estão sendo preparados e ampliados em locais onde há menor vazão do lençol freático.

Ele também frisou que, seguindo a uma determinação do prefeito Luciano Barbosa, não há custos para os agricultores que utilizam os tratores em suas propriedades, basta fazer cadastro e solicitar os equipamentos à secretaria.

“Este é um trabalho de assistência técnica, para que os agricultores familiares aproveitem a chegada das chuvas e possam armazenar água nas propriedades rurais para o consumo animal e irrigar lavouras”, declarou o secretário.