Trabalho Infantil é tema de evento no CRIA

  • Redação
  • 07/07/2011 17:20
  • Cidade

A Secretaria de Assistência Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação e a Delegacia Regional do Trabalho – DRT, realizou nesta quinta-feira (07), no auditório do CRIA, no período das 08h às 12h o Seminário “ Trabalho Infantil: Deixar de Estudar é um dos Riscos”.

A palestras ministrada pela Secretária de Educação Ana Valéria Peixoto, abordou o tema principal do evento ressaltando o risco do abandono da Escola. A palestra seguinte ministrada pelo representante da Delegacia Regional do Trabalho tratou sobre o que é legal e ilegal no que se refere as Leis e aos direitos trabalhistas. O evento foi encerrado pela Assistente Social do CEREST, que apresentou ao público as formas (insalubres e perigosas) e as consequencias do trabalho infantil.

O evento também contou com apresentação artística realizada pela Banda de Flauta do Peti, e com a presença de representantes das Faculdades ULBRA e IESC. A Casa de Passagem e o Lar São Domingo Sávio - instituições sociais voltadas a atender menores - também enviaram representantes ao evento. A platéia do seminário também contou com educadores, Conselheiros do CMDCA, representantes do Ministério Público e servidores das Secretarias de Saúde e Educação , CRAS e CREAS.

A Secretária de Assistência Social, Adélia Lúcia Ferreira, destacou a importância do evento para a formação de multiplicadores que atuem no combate ao trabalho infantil. Adélia finalizou ressaltando o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) na melhoria da qualidade de vida das crianças do município de Arapiraca.

A coordenadora do PETI, Maria José Carneiro, que está a frente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município deste 2004, frisou as grandes conquistas efetuadas desde a implantação do programa em 2002. “ Quando o iniciamos a nossa demanda foi de 7.500 crianças, estávamos entre cidades com maior público atendido no Brasil, ou seja havíamos tirado do trabalho infantil quase oito mil crianças. Após nove anos de trabalho árduo de conscientização e fiscalização nossas crianças não são encontradas em lavouras de fumo ou trabalhando como ambulantes, pois elas estão na escola”, ressaltou Zeza

A coordenadora municipal do PETI também destacou como exemplos exitosos a presença de ex-alunos do PETI em cursando faculdade. “ Temos ex-alunos já formados em direito, economia e pedagogia, além de ex-alunos cursando pós-graduação e mestrado e isso para nós é a maior vitória que poderíamos alcançar” finalizou.

Comemoração

A Secretaria de Assistência Social, através da coordenação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens/ PROJOVEM ADOLESCENTE, realizou nesta quinta-feira (07), no Clube dos Fumicultores , no período das 10h às 16h, um grande evento de valorização as tradições juninas. Apresentações de coco-de-roda e manifestações culturais voltadas as festas juninas também foram realizadas.