Qualificação de servidores públicos é foco de programa da Uneal

  • Redação
  • 07/07/2011 04:32
  • Cidade

A qualificação de servidores públicos estaduais e municipais é o foco do novo projeto da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp), lançado nesta terça-feira (5), em Arapiraca, além de contribuir com a formação em nível sSuperior e de pós-graduação de técnico-administrativos e professores, o Proesp vislumbra colaborar com o desenvolvimento do estado de Alagoas.

O Proesp ofertará graduação em Administração Pública; Ciências Biológicas; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia e Química. Estão incluídos ainda os cursos de pós-graduação Latto Sensu: Análise e Gestão Ambiental; Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação Matemática; Inspeção Escolar; Educação Infantil e Alfabetização e Letramento.

Durante o lançamento, a equipe da Uneal apresentou como funcionará o programa e como serão feitas as parcerias com municípios e órgãos públicos estaduais. O projeto foi apresentado pelo analista administrativo da universidade, James Edwin Alarcão. A coordenadora do programa, professora Mary Selma Ramalho, destacou a incumbência dada pela Reitoria à equipe para ampliar a oferta do Ensino Superior. “Queremos provar por que estamos aqui e levar essa contribuição para Alagoas”, falou.

O prefeito de Viçosa, Flaubert Torres, elogiou a iniciativa. “Esse programa que se inicia hoje é de uma magnitude enorme. Conte com a nossa parceria”, afirmou. Flaubert Torres falou ainda do interesse do município em ter um campus da Uneal. “Nossa intenção é graduar mais professores e servidores e passar também a ser sede de um campus”, destacou.

A secretária adjunta de Gestão Pública, Juliana Barros, prestigiou a solenidade, representando o governador Teotonio Vilela Filho. Ela parabenizou a ação e colocou a Escola de Governo à disposição para se tornar parceira do Proesp.

O secretário municipal de Educação da Barra de São Miguel, professor Usiel Mariano de Oliveira, garantiu que vai disseminar o programa no seu município. “Espero que o prefeito se sensibilize. Quero levar esse programa para nossa cidade”, disse. Secretários municipais de Educação; a presidente da Undime-AL, secretária Rosa Maria de Melo; a representante do Sinteal, professora Juracy Pinheiro, e comunidade acadêmica da instituição prestigiaram a solenidade.

Proesp é versão ampliada do PGP

Os docentes dos municípios do interior que não foram beneficiados com o Programa Especial de Graduação de Professores (PGP), versão da qual decorre o Proesp, poderão garantir o ingresso no ensino superior por meio dos cursos disponibilizados. “O Proesp amplia os princípios do PGP à medida que inicia a universalização, com a oferta do curso de Administração Pública”, afirmou o vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia de Araújo.

O PGP atendeu mais de 5.500 professores do interior de Alagoas, modificando a realidade educacional nessas localidades. “O IDEB dos municípios onde a Uneal está inserida, seja com Campus ou programas, é melhor que naqueles locais onde ela não está”, ressaltou o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.