Universidade nicia processo de internacionalização

  • Redação
  • 02/07/2011 16:57
  • Cidade

A internacionalização das universidades é um movimento crescente em todo o mundo. A ida a instituições de outros países significa compartilhar conhecimentos e ampliar a visão crítica daqueles que compõem a comunidade acadêmica. Em Alagoas, essa tendência está sendo acompanhada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que iniciou este ano o seu processo de internacionalização.

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, deu o primeiro passo durante a viagem da Comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais a Portugal, entre os dias 7 e 18 de junho deste ano. Em terras lusitanas, Jairo Campos realizou visitas a universidades portuguesas e buscou parcerias para intercâmbios entre as instituições.

O primeiro resultado obtido foi a assinatura de um acordo de cooperação com a Universidade Nova de Lisboa, no dia 15 de junho. Uma ação pioneira para a Uneal. O protocolo foi firmado em Portugal, com o reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Manuel Bensabat Rendas.

“Entendemos a importância da internacionalização para o crescimento da universidade e estamos prontos a apoiá-la. Contamos ainda com o apoio da Fapeal e do Governo do Estado para apoiar o envio de nossos alunos, técnicos e professores”, destaca Jairo Campos.

A expectativa é de que mais seis protocolos de intenções sejam firmados com instituições portuguesas. “Começamos em Portugal, mas vamos expandir para países de outras línguas”, disse.

O reitor avaliou como bem-sucedida a viagem com a Comitiva da Abruem. “Em Portugal, as relações foram feitas e o caminho agora está aberto para que professores, alunos e técnicos façam intercâmbios, conforme a disponibilidade financeira da Uneal”, destacou.

Setor de internacionalização

A Uneal está aguardando a publicação da terceira chamada de servidores técnico-administrativos para selecionar entre os convocados um profissional que auxilie a Reitoria na internacionalização. “Esse servidor vai estabelecer contatos com outras universidades, articular protocolos e amparar, de forma geral, a reitoria na política de internacionalização”, afirma Jairo Campos.

Parques Tecnológicos

Após o encerramento da missão da Abruem, o reitor Jairo Campos permaneceu em Portugal onde realizou visitas aos parques tecnológicos de Portugal com o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, entre os dias 20 e 22 de junho.

A visita aos parques e centros tecnológicos surpreendeu os gestores. “É impressionante o sucesso da parceria entre universidades, comunidade e iniciativa privada para gerar benefícios para a sociedade local nesses projetos”, afirma Jairo Campos. Na Uneal, a meta é trazer uma experiência semelhante para o Centro Agroalimentar, cuja meta inicial é o uso da tecnologia para a produção de alimentos, utilizando a mandioca e o leite.

O terreno para a construção do Centro Agroalimentar foi doado pela Prefeitura de Arapiraca e está localizado na Barragem de Bananeiras, na zona rural de Arapiraca. Outro polo será construído em Batalha. O projeto para sua implantação é uma parceria entre a Universidade Estadual de Alagoas e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

“Esse projeto foi pensado e submetido ao Finep por um grupo de professores da Uneal. Com sua implantação, iremos ter auxílio à pesquisa, com construção de laboratórios para pesquisadores da Uneal e também de fora. Além disso, iremos contribuir com a população local por meio do avanço da pesquisa com mandioca e leite”, ressaltou Jairo Campos.

A Uneal possui dois representantes no Comitê Gestor para implantação do Polo Agroalimentar em Arapiraca, os professores Deyvison Rodrigues Cavalcante e Audenir Feitosa. As primeiras reuniões estão acontecendo. As obras de construção estão sendo licitadas na próxima semana.