Alunos do Ifal Arapiraca entre a Poesia e Corte das gravuras de Segall

  • Redação
  • 01/07/2011 13:16
  • Cidade

Durante os dias 07 a 14, em “romaria”, os alunos do Campus Arapiraca, incentivados pelo professor de arte – Judivan Lopes, foram à Galeria do SESC em Arapiraca, para conhecer de perto algumas obras do autor da primeira expressão de arte moderna em terra brasileira, Lasar Segall. Todos os alunos embrenharam em campo, no espaço iluminado da arte, porém, mais iluminados que a arte e sedentos de saber estético.

De quadro em quadro – águas fortes, pontas secas e xilogravuras – que chegam a lembrar as capas de cordéis nordestinos. Nossos rapazes e moças olharam e se intrigaram, encantaram-se, estranharam e descobriram: as diferenças entre uma e outra técnica; os assuntos abordados e o estilo traçado pelo artista – o Expressionismo. Curiosos de muitas coisas, entraram na trilha do tempo passado e imaginaram os caminhos do poeta visual desde a Lituânia, passando pela Alemanha e chegando ao Brasil com os seus imigrantes. Os estudantes viveram aqui, no ambiente da exposição, com os personagens brasileiros de suas obras, Cabeça de Negro, Mendigo, Mulheres do Mangue, são exemplos de obras das primeiras décadas do século XX.

O entusiasmo dominou mentes e corpos. A fome de arte extrapolou a razão, vazando para a ponta dos dedos, fizeram-se artistas e experimentaram a oficina do fazer da gravura no espaço da galeria.