Projeto I-Educar de Arapiraca é referência no País

  • Redação
  • 27/06/2011 12:13
  • Cidade
Ascom Arapiraca

A experiência bem-sucedida da implantação do projeto I-Educar, desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio de parceria entre o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) e Secretaria Municipal de Educação, tem despertado o interesse de especialistas em todo o País.

O programa de computador (software) foi adotado primeiramente no município de Itajaí, em Santa Catarina, e depois em Arapiraca.

O software público da área municipal é disponibilizado como parte do Projeto da Rede Educar de Arapiraca, com o objetivo de informatizar todo o processo de controle acadêmico nas escolas e creches, incluindo matrículas online, grade curricular, frequência dos alunos e suas respectivas notas, entre outras atividades.

Por conta disso, a técnica Telma Cristina, representando a Secretaria de Educação, foi convidada para participar, entre os dias 29 de junho e dois de julho, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, do Fórum Internacional de Software Livre (FISL).

O evento ocorrerá no auditório da PUC/RS e contará com a presença de especialistas em software livre do Brasil e de outras partes do mundo.

Avanço

De acordo com a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, seguindo uma determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), surgiu a ideia de aproveitar o trabalho desenvolvido pelo GTInfo e, em seguida, escolher um software para atender às demandas de toda a rede de ensino com custo compatível com a realidade do município.

O projeto I-Educar gerencia a vida acadêmica de mais de 35 mil alunos, com informações em tempo real e informatizado as operações das secretarias das escolas e creches.