Prefeitura lançará cartilha para orientação do setor imobiliário

  • Redação
  • 14/06/2011 13:38
  • Cidade

A  Prefeitura de Arapiraca, por meio de ação conjunta das secretárias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação, com o apoio da Coordenadoria de Imprensa, vai lançar, nos próximos dias, uma cartilha para orientar empresários e a população acerca dos procedimentos para legalização de loteamentos e a futura compra e venda de imóveis.

A decisão ficou definida em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (14), no Centro Administrativo Municipal.

A reunião contou com a participação das secretárias de Planejamento, Helena Virgínia Moreira; de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, bem como dos secretários de Governo, Ricardo Teófilo, e de Meio Ambiente, Luiz Ricardo Vieira, além do procurador de justiça, Geraldo Magella Piarauá; presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/AL), Vilmar Pinto; representantes do Conselho Regional de Engenheria e Arquitetura (Crea) em Arapiraca, Ademar Barbosa, empresários, arquitetos, engenheiros e representante dos Cartório de Registro de Imóveis de Arapiraca.

Ainda durante o encontro, ficou definido que o grupo promoverá uma nova reunião, no próximo mês de julho, a fim elaborar detalhes acerca da realização de um seminário, inclusive com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, Casal, Eletrobras, entre outras instituições e órgãos ligados ao setor.

O município de Arapiraca possui 80 mil imóveis cadastrados, mas por conta do crescimento acelerado da cidade uma parcela significativa dos loteamentos não apresenta documentação regularizada perante às leis de uso e parcelamento do solo.

A secretária Helena Virgínia esclareceu que a prefeitura vem fazendo sua parte, mas é preciso o apoio de outros órgãos, para que o ordenamento dos loteamentos ocorra de forma legal e o desenvolvimento ocorra de forma mais organizada.

O presidente do Creci em Alagoas, Wilmar Pinto, enalteceu o projeto e colocou a entidade à disposição da Secretaria de Planejamento, afirmando que pretende convocar os corretores de imóveis no trabalho de fiscalização com os demais parceiros.