Município passa a ser controlado por câmeras e ganha bases de policiamento comunitário

  • Redação
  • 09/06/2011 11:16
  • Cidade
Reunião para assinatura dos termos
Reunião para assinatura dos termos

A Sala de Reuniões do Centro Administrativo ficou pequena para quantidade de autoridades que presenciaram a assinatura dos Termos de Cessão do Uso de Equipamentos de Videomonitoramento e de Bens Imóveis ao governo do Estado para instalação das três primeiras bases de Policiamento Comunitário em Arapiraca feito pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB).

“Estamos ampliando o número de unidades de saúde e de escolas de tempo integral. Já dispomos de um Conselho Municipal de Segurança atuante e recentemente demos posse à diretoria do Conselho Municipal Antidrogas. Tudo isso faz parte de um trabalho preventivo, mas é preciso o governo investir mais na estrutura e aparelhamento das polícias para a redução dos índices de violência em Alagoas”, disse o prefeito, logo após a assinatura dos termos.

Pronunciaram-se também o procurador de justiça Geraldo Magella Pirauá, o juiz Giovanni Jatubá, e o presidente da OAB Arapiraca, Mauricio Fernandes, além do coronel Carlos Alberto de Mendonça que enalteceu o trabalho da Prefeitura e do Estado no combate a violência. “Reconhecemos a necessidade de investimentos e estamos fazendo isso. As três primeiras bases de policiamento comunitário de Arapiraca irão funcionar nas imediações da Feira da Fumageira, Lago Perucaba e Jardim das Paineiras”, disse.

Também marcaram presença na solenidade, comandante do 3º Batalhão Militar, tenente-coronel Wellington Bitencourt; delegado regional de Arapiraca, Valdeks Pereira, o presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalberto Saturnino (PMDB), o vereador e delegado de polícia Robério Ataíde, além do defensor público André Chalub, representantes do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) do governo federal, Paulo Sérgio Ribeiro e Adriana Carvalho e de outras autoridades.

Funcionamento do Videomonitoramento

Sobre as câmeras doadas, o prefeito Luciano Barbosa disse todo o sistema de equipamentos consiste em três câmeras rotativas, três câmeras fixas e um moderno programa de computador. O material servirá para monitorar os trechos de maior violência no município e já está sendo instalado nas entradas da cidade e no Centro. Todo o sistema será operado por técnicos a partir de uma sala vizinha à Central de Operações (Copom) do 3º Batalhão Militar.