Jovens criam comunidade no Orkut criticando fim do Cavalo de Pau

  • Redação
  • 03/06/2011 22:38
  • Cidade
Orkut
Comunidade Diga Sim ao Cavalo de Pau
Comunidade Diga Sim ao Cavalo de Pau

Arapiraquenses, agrestinos e sertanejos têm se manifestado através das redes sociais contra a proibição da competição de “Cavalo de Pau” realizada todos os anos na Festa da Juventude, em Santana do Ipanema.

Uma comunidade no Orkut foi criada e já garantiu cerca de mil adeptos de várias cidades do Estado. Intitulada “Diga Sim ao Cavalo de Pau”, a comunidade já conta com 850 usuários e traz em sua descrição o seguinte texto: “Sem Cavalo de Pau não tem festa da Juventude!!! Não deixa que a imprudência de alguns acabe com a tradição da festa da Juventude...cavalo de pau é uma arte, capotar faz parte”.

No fórum da comunidade, alguns usuários defendem o término da competição, mas a grande maioria reclama da decisão, como Alynne, afirmando que a Festa da Juventude terminou já que o cavalo de pau não acontecerá mais. “Sem cavalo de pau, sem festa. A verdade é essa. Pior que foi o Ministério público que proibiu. Tudo por causa daqueles doidos”, disse o perfil Zé Miguel (LUTO).

“Toda lei tem uma brecha! Cadê os advogados de Santana? Existe a possibilidade de recorrer a essa decisão precipitada que está deixando as pessoas decepcionadas e tristes? Se alguém pensa na felicidade da grande maioria dos jovens santanenses, por favor não deixem essa modalidade da festa acabar... todos juntos pela volta dos cavalos de pau. Propostas de segurança devem ser sugeridas, mais rigor na prova, mas não permitam que essa festa acaba”, comentou a usuária Rosiane.

Mudança de planejamento

A comissão organizadora da 49ª Festa da Juventude determinou a proibição do cavalo de pau após a morte de Robson de Souza Silva, de 32 anos, durante um “treino” no campo de aviação, no último domingo. Um vídeo com o momento do exato do acidente foi colocado no Youtube e a notícia virou destaque nacional.

Um novo planejamento para o evento será realizado, contemplando outras atividades tradicionais da Festa, entre elas, torneio de buraco, gincana automobilística e motociclistas, e os Shows artísticos. A decisão também partiu do Ministério Público Estadual.