Portador de necessidades especiais é sinônimo de superação

  • Redação
  • 02/06/2011 13:39
  • Cidade
Samuel Alves / Ascom Arapiraca
Portador de síndrome de down vira sinônimo de superação
Portador de síndrome de down vira sinônimo de superação

Luiz Henrique, de 13 anos, estudante da Escola Santa Esmeralda e portador de necessidades especiais é uma prova viva de que o esporte vence barreiras, por mais difícil que elas sejam. O jovem participou no último final de semana da I Copa Cidade Arapiraca de Judô.

Apoiado pelo pai Luiz Cláudio e pela mãe Solange, Luiz Henrique pratica judô há mais de um ano incentivado pelo professor Leonizio. “Ele é um grande garoto, que se dedica ao que faz. Isso é o que vale no esporte. Não existe preconceito, existe a importância de vencer os problemas da vida”, comentou o emocionado professor.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) fez questão de parabenizar o jovem pelo talento e superação. “São momentos como esse que nos fazem perceber que o as conquistas são frutos do empenho e espírito aguerrido de cada um. O Luiz Henrique está de parabéns e sua família também pelo apoio dado”, destacou.

A competição

Mais de 230 atletas e 17 equipes participaram nos dias 28 e 29 de maio, no Ginásio do Colégio São Francisco, da 1ª Copa Cidade de Arapiraca de Judô, realizada pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

A programação do evento começou ainda no dia 27 com o congresso técnico no auditório do Hotel Pequeno Príncipe. Na manhã do sábado (28), o desfile e a execução do hino nacional abriram oficialmente as competições. Ao todo, quatro categorias participaram da Copa, além dos combates do festival das faixas branca e azul e da categoria sênior.

“O objetivo do evento foi desenvolver o judô nas escolas, clubes e academias do município, socializando e interagindo com professores, alunos e pais, fazendo assim um judô de qualidade e união. Quem sabe se num futuro próximo podemos colher frutos com a ida de um atleta arapiraquense para as olimpíadas”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Josenildo Souza.

A classificação geral ficou assim definida:

Masculino

1º LUGAR – ANDRADE JUDO (ARAPIRACA)
2º LUGAR – PROJETO VENCEDOR (MACEIO)
3º LUGAR – COLEGIO MARINETE (PALMEIRA DOS INDIOS)
FEMININO

1º LUGAR – MBN JUDO (MACEIO)
2º LUGAR – JUDO SAMPAIO (DELMIRO GOUVEIA)
3º LUGAR – ANDRADE JUDO (ARAPIRACA)

RELAÇÃO DAS EQUIPES PARTICIPANTES

AABB (ARAPIRACA)
ABC (ARAPIRACA)
ANDRADE JUDO (ARAPIRACA)
ARAPIRACA DE KIMONO (ARAPIRACA)
COMPLEXO EDUCACIONAL AUGOSTINIANO (PALMEIRA DOS INDIOS)
COLEGIO 30 DE OUTUBRO (ARAPIRACA)
COLEGIO MILENIUM (ARAPIRACA)
COLEGIO MOACIR TEOFILO (ARAPIRACA)
COLEGIO VIRGEM DOS POBRES (ARAPIRACA)
COLEGIO MARINETE (PALMEIRA DOS INDIOS)
COLEGIO SANTA ESMERALDA (ARAPIRACA)
COLEGIO SUELI ALMEIDA (ARAPIRACA)
JUDO SAMPAIO (DELMIRO GOUVEIA )
LEONIZIO JUDO (ARAPIRACA)
MARCOS JUDO (MACEIO)
MBN JUDO ( MACEIO)
PROJETO VENCEDOR ( MACEIO)