Fórum da Mandioca será realizado em Arapiraca nesta sexta

  • Redação
  • 02/06/2011 10:59
  • Cidade

O Fórum da Mandioca será realizado amanhã, dia 03, no auditório do Sebrae, em Arapiraca. A reunião faz parte do Programa de Mobilização para o Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais da Mandioca do Estado de Alagoas. Serão apresentadas diversas palestras com o foco no segmento tecnologia.

A partir das 8h30, Nelson Vieira, gestor do APL Mandioca, fará a apresentação das pautas. Logo em seguida, será dado início as palestras, com apresentações de pesquisas aplicadas e projetos estruturantes da cadeia produtiva.

David Cerqueira, o diretor executivo da EDS Sustenergy/AL será o primeiro palestrante. O Aproveitamento do Resíduo da Mandioca na Produção de Biogás e Utilização de Biofertilizante na Agricultura será o tema da palestra que tem início às 8h50.

Às 9h15, Gilcilene Martins dos Santos, bolsista da Seagri e pesquisadora da Embrapa/AL fala sobre a propagação rápida de mandioca. Às 9h40, o Professor Doutor e pesquisador da Ufal, Wander Botero apresenta sobre: O Estudo do Impacto Ambiental em Mananciais, por Resíduos da Mandioca, Visando o Desenvolvimento Sustentável, e Preservação do Ambiente Aquático do Agreste/Semiárido Alagoano.

Às 10h, “Tecnologia para Utilização de Raspas de Mandioca” será a palestra ministrada por Eloízio Júnior, secretário geral da Associação dos Beneficiadores de Mandioca do Estado de Alagoas (Abeman). Cícero Alexandre Silva, professor doutor e pesquisador da Ufal, apresenta a partir das 10h30, a palestra: “Comportamento das Propriedades Físicas, Químicas e Hídricas de Três Tipos de Solos, Tratados com Diferentes Combinações da Manipueira, e com Outros Resíduos da Fabricação da Farinha de Mandioca”.

Para finalizar a rodada de palestras, Eduardo Setton, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas vai falar da situação atual da instalação do Instituto Agroalimentar, no Agreste e da Bacia Leiteira Alagoana, às 10h55. Em seguida haverá o encerramento do Fórum, pelo gestor do APL Mandioca, Nelson Vieira.

Congresso da Mandioca

O XIV Congresso Brasileiro da Mandioca e a 1ª Feira Nacional da Mandioca vão ocorrer de 16 a 19 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. De acordo com Eloízio Júnior, coordenador do congresso, a realização dos eventos vai contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca em Alagoas.

Painéis, mesas redondas, apresentação de projetos científicos e palestras serão ministradas por pesquisadores internacionais no congresso. A feira terá stands de produtos e equipamentos à venda, oficinas e palestras direcionadas aos produtores. “A variedade de produtos disponíveis na Feira e as inovações trazidas por pesquisadores internacionais no Congresso irão ampliar e modernizar a mandiocultura alagoana”, apontou Eloízio.

O XIV Congresso Brasileiro de Mandioca e a 1ª Feira Nacional da Mandioca serão realizados pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM). Para se inscrever ou obter mais informações sobre a programação, acesse o site www.mandioca2011.com.br.

Câmara Setorial da Mandioca

Também em Arapiraca, a Secretraria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri) realiza amanhã, dia 03, no auditório do Sebrae, a 2ª reunião ordinária da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados. A partir das 13h30, será dado início a reunião, com a eleição para presidente do novo biênio 2011-2013.

Após a eleição para a presidência da Câmara, Renildo Moura, presidente da Associação dos Beneficiadores de Mandioca (Abeman) fará a apresentação dos autos de advertência formulados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), aos produtores de Farinha do Agreste. Logo após, haverá o debate e preposições dos conselheiros da Câmara.