Fenaj e sindicatos intensificam luta pelo diploma

  • Redação
  • 01/06/2011 07:06
  • Cidade

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e diversos sindicatos de jornalistas no país dedicam esta quarta-feira – Dia da Imprensa – a novas manifestações em defesa da PEC 033/2009, que resgata a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. O objetivo é pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a colocar a matéria em votação, conforme pedido de urgência apresentado pelas lideranças partidárias.

Uma caravana de dirigentes da Fenaj e dos sindicatos - entre elas Valdice Gomes, presidente do Sindjornal – passará a tarde no Senado buscando uma audiência com o presidente da Casa. Também serão realizados novos contatos com os líderes dos partidos, a exemplo de Renan Calheiros (PMDB-AL), que já se posicionou favorável à PEC e tem influência junto a Mesa Diretora.

Em Alagoas, o Sindicato dos Jornalistas também atua para fazer do 1º de Junho um dia de mobilização em defesa do diploma. Os jornais Gazeta de Alagoas e Tribuna Independente circulam nesta manhã com um anúncio sobre a campanha, enquanto a TV Pajuçara mostrará durante o dia uma inserção de 15 segundos.

Além disso, o Sindjornal participará nos próximos três dias do Pajuçara Management 2011, evento que reúne lideranças corporativas e cerca de mil profissionais de todas as áreas em Maceió. Durante a programação será exibido um teaser sobre a campanha do diploma, seguido de convite para que os presentes assinem a petição pública (abaixo-assinado online) endereçado ao Senado e à Câmara dos Deputados. Nessa parceria com o Pajuçara Sistema de Comunicação, o Sindicato montará um stand, no qual as pessoas poderão assinar a petição usando um notebook.