Ouvidoria SUS é implantada pela Prefeitura de Arapiraca

  • Redação
  • 31/05/2011 08:20
  • Cidade

Os usuários do Sistema Público de Saúde de Arapiraca ganharam um importante canal de comunicação para o atendimento às demandas dos serviços ofertados nas unidades de saúde do município.

Em solenidade ocorrida na manhã desta terça-feira (31), no auditório do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona ao lado do Centro Administrativo Municipal, foi implantada a Ouvidoria SUS.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; subsecretária Cida Bento; a responsável pela Assessoria de Gestão Estratégica e Participativa (ASGEP), Cléia Núbia; coordenadora da Ouvidoria, Vera Lessa; secretários de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, e de Assistência Social, Adélia Leite.

Também participaram da solenidade, a vereadora Gilvânia Barros; representantes dos Conselhos Locais de Saúde e dos hospitais Regional de Arapiraca, Afra Barbosa e Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, bem como de profissionais médicos, diretores de unidades de saúde e servidores.

Marco

Em seu pronunciamento, a coordenadora da Ouvidoria SUS/Arapiraca, Vera Lessa, disse que a implantação da central de atendimento representa um marco para a saúde pública do município.

A vereadora Gilvânia Barros, que representou a Câmara Municipal no evento, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Arapiraca. “Esse é mais um canal que oportuniza o direito de voz ao cidadão e, além disso, ajuda o poder público a melhorar a qualidade dos serviços”, salientou.
De acordo com a diretora da ASGEP, Cléia Núbia, a instalação da Ouvidoria mostra que Arapiraca continua avançando no controle social das políticas públicas.

Atenção

Por sua vez, a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, disse que a proposta da implantação da Ouvidoria segue uma determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).
“É preciso ouvir sempre as pessoas, saber o que elas querem e fazer as coisas acontecerem”, completou Aurélia Fernandes.

Ela adiantou que a Ouvidoria SUS de Arapiraca funciona de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 17 horas. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 0800 282 3331 ou (82) 3521-1064.

A central de atendimento é um serviço em defesa dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde para acolher as informações e encaminhar as sugestões para os setores responsáveis pela resolução de cada demanda.