Oficina de jornalismo ambiental

  • Redação
  • 31/05/2011 08:14
  • Cidade

Continuam abertas no Sindicato dos Jornalistas de Alagoas as inscrições para a oficina de jornalismo ambiental, realizada em parceria com a Braskem e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/AL). O evento, destinado a profissionais e estudantes de jornalismo, terá início às 9 horas do sábado (4/06), no auditório do cinturão verde da Braskem.

A oficina antecede a festa de premiação do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, marcada para a noite do mesmo dia, na casa de eventos Armazém Uzina. Cerca de 70 jornalistas e sete estudantes concorrem este ano ao Prêmio, que está na 12ª edição. Os vencedores receberão troféus e R$ 41 mil em dinheiro, dividido para as categorias Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Telejornalismo, Reportagem cinematográfica, Webjornalismo e Estudante.

Os interessados em participar da oficina na manhã do sábado podem se inscrever através de telefone (3326-9168). Após palestra com jornalistas e técnicos ambientais de Alagoas e outros estados, serão sorteadas duas passagens ao Rio de Janeiro, para que os contemplados possam participar do 4º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, marcado para outubro.

O 4º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental é um dos temas a serem abordados durante a oficina de sábado, em palestra do jornalista e escritor Vilmar Berna, editor da Revista do Meio Ambiente e fundador da Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia). Além dele, estarão expondo suas idéias e experiências Lígia Maria da Silva Cortez (jornalista do Diário de Natal e ex-assessora de comunicação da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte), Romildo Guerrante (jornalista da Abes-Nacional) e Luiza Barreiros, assessora de comunicação da OAB-AL e ex-assessora do Ministério Público Federal.