Instituições de apoio à criança recebem corregedor-geral da Justiça

  • Redação
  • 27/05/2011 08:18
  • Cidade

O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, James Magalhães de Medeiros, junto com sua equipe, visitaram, na terça-feira (24), a Casa de Adoção Rubens Colaço e a Laca – Lar de Amparo de Criança para Adoção. O objetivo da visita foi conhecer a realidade das crianças que vivem nos abrigos mencionados.

           A coordenadora da Casa de Adoção Rubens Colaço, Consolação Cavalcante apresentou todas as instalações do local. A instituição de caráter público fica situada na rua Antônio Gerbase, 106, Farol, em Maceió. O local já chegou a abrigar 43 crianças. “No momento, 11 crianças vivem na Casa de Adoção”, afirmou Cavalcante.

           Adriana Firmino, coordenadora-geral dos abrigos em Maceió, enfatizou que o trabalho realizado pela prefeitura tem como base as parcerias, além da participação do voluntariado. Existem médicos, dentistas, pedagogos, nutricionistas voluntários acompanhando as crianças. No Lar de Amparo de Criança para Adoção, Marlete Lima, sócia-fundadora, recebeu a Corregedoria. Ela explicou que doações são bem-vindas. Atualmente, são nove crianças abrigadas na respectiva instituição.

           O Corregedor James Magalhães de Medeiros acredita que a matéria enseja um trabalho de conscientização social. Além disso, os abrigos se apresentam em boas condições, mas pode haver melhora. O presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), juiz Ivan Vasconcelos Brito Júnior, esteve presente na visita e desaprova fatos recentemente ocorridos em que crianças são jogadas em latas de lixo ou em terreno baldio. Para Brito Júnior, a solução mais adequada na impossibilidade de cuidar do recém-nascido seria deixá-lo na maternidade comunicando o fato.

          Para o superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente, Claudio Soriano, a ideia dos abrigos é servir como casa de passagem temporária para as crianças até o retorno à família de origem ou destinação aos pais substitutos.

          Esta semana a Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), por meio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, estão promovendo, nos dias 24 e 25, programação alusiva ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.