Projeto que transformar lixo de municípios alagoanos em energia

  • Redação
  • 23/05/2011 19:59
  • Cidade

Um projeto para transformar o lixo em geração de energia com custo zero para os municípios foi apresentado aos prefeitos, nesta manhã (23), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a empresa Redsol Energy mostrou como o projeto pode auxiliar as prefeituras.

Com benefícios econômicos e ambientais, a usina de lixo pode ter capacidade para atender todo o Estado. Segundo o consultor Roberto Ghattás, todo lixo reciclado é selecionado para reutilização, muito mais do que os 20% exigido lei. “A produção de energia através da usina pode ser devolvida principalmente para os municípios mais próximos, em forma de energia para prédios públicos ou conjuntos habitacionais, troca de luminárias por postes ecológicos e de energia renovável, tornando o município com o título de cidades sustentáveis”, afirmou.

A contrapartida dos municípios seria a doação do terreno e o transporte dos resíduos sólidos até a usina. A instalação dessa tecnologia no Estado permite a desativação dos aterros e lixões existentes nos municípios.

O presidente da AMA Abrahão Moura considerou o projeto uma grande saída para os municípios que enfrentam sérios problemas pela falta de locais adequados para o lixo. Os prefeitos querem mais detalhes do projeto e a interlocução da equipe técnica da Seplande para que a usina saia do papel.

O presidente do Cigres – Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – Carlos André dos Anjos, que reúne vários municípios do Sertão também acredita que a usina é uma boa saída, principalmente para os municípios que já se consorciaram para tratar a questão do lixo.