Sindicato dos Engenheiros de Alagoas sedia 1º Encontro Nacional da CNTU

  • Redação
  • 18/05/2011 12:44
  • Cidade

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas (Senge-Al) sediará, no dia 20 de maio, o 1º Encontro Nacional Norte/Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), com o tema Os Profissionais Universitários, o Desenvolvimento e a Política, sendo que em Maceió, o Encontro discutirá temas como emprego, trabalho e qualificação profissional.

Esta primeira edição do encontro, que acontece no hotel Radisson, das 9 às 18 horas, tem o objetivo de reunir integrantes das cinco federações que fazem parte da CNTU: Federação Nacional dos Economistas (Fenecon), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), estimulando o debate sobre os principais problemas, soluções e posicionamento para o futuro dos profissionais liberais num contexto geral.

De acordo como o vice-presidente do Senge-Al e diretor da CNTU, engenheiro Ailton Pacheco, é um grande passo para a confederação dos profissionais universitários esta realizando esse momento de reflexão e discussão. “É um orgulho ser o primeiro Estado a receber um evento desse nível, onde iremos discutir assuntos relevantes para melhorar a qualidade profissional dos nosso profissionais”, enfatizou Ailton Pacheco.

A iniciativa, segundo o presidente da CNTU, engenheiro Murilo Pinheiro, coloca em pauta as questões que a entidade considera prementes para toda a sociedade brasileira, especialmente para os mais de 1 milhão de profissionais liberais, representados pela CNTU.

Encontro Regional

O evento promovido pela CNTU, denominado “o papel dos profissionais universitários no desenvolvimento sustentável”, será realizado em 6 momentos, 1 evento nacional e 5 regionais, e deve contar com a participação de todas as entidades que compõem a confederação na região e o público em geral.

O encontro terá a duração de 1 dia, com a realização de palestras e debates de dois convidados especialistas nos temas em discussão.

Cada Encontro Regional contará com o aporte de um consultor em dinâmicas de grupos, para ajudar a se ter maior produtividade e participação democrática nos trabalhos.

CNTU

Sobre a CNTU – A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) foi criada em 27 de dezembro de 2006. Atualmente, estão filiadas a ela as Federações Nacionais dos Economistas, Engenheiros, Farmacêuticos, Médicos e a Interestadual dos Odontologistas. A CNTU conta com a adesão de mais de 100 sindicatos, ligados às federações, e deverá abrigar outras categorias de nível superior. Presidida pelo engenheiro Murilo Pinheiro, a entidade cumpre o papel de ser o canal de diálogo dos profissionais representados com a sociedade e com o governo. Uma das agendas prioritárias da entidade é a valorização da mão de obra qualificada, representada pelos profissionais liberais de nível universitário como trabalhadores.

Programação do Evento:

9h – Abertura
9h30 - Trabalho, desenvolvimento e inovação - Marco Aurélio Cabral Pinto, engenheiro do BNDES e professor adjunto de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF)
10h30 - Expansão e qualidade da educação superior: transformações regionais - Francisco José Peixoto Rosário, professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador do mestrado em Economia do Grupo de Estudos em Agroindústria e Inovação dessa instituição
11h30 - Debates
12h30 - Intervalo para almoço
14h - Educação, qualificação e requalificação - Maria Rosa Abreu, professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
15h - Desafios energéticos nos caminhos do desenvolvimento - Geoberto Espírito Santo, professor de Eletrotécnica e Instalações Elétricas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas, vice-presidente de Planejamento Energético do Fórum Nacional dos Secretários de Estado para Assuntos de Energia e presidente da Algás (Gás de Alagoas S.A.)
16h – Debates
17h – Encerramento