Perícia Oficial recebe visita de Desembargador James Magalhães

  • Redação
  • 16/05/2011 12:31
  • Cidade

Na manhã de hoje, 16, a Perita Geral Ana Márcia e a diretora do Instituto de Criminalista Rosana Coutinho receberam o Desembargador James Magalhães, Corregedor Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas. A visita do magistrado foi para conhecer de perto a estrutura física, o corpo de funcionários e o trabalho desenvolvido pelos peritos alagoanos em exames solicitados pelo TJ.

Para o desembargador a visita teve como sentindo desenvolver um trabalho em conjunto com a Perícia Oficial, a fim de diminuir o prazo para entrega de laudos de balísticas e de outros tipos de exames realizados pelo Instituto de Criminalística de Alagoas (IC) e que segundo ele, são de extrema importância para o andamento dos processos nas varas criminais.

“Vim em loco conhecer o setor e ouvir dos peritos como são feitos os laudos, e fiquei surpreso com a estrutura construída nos últimos dois anos pela atual direção da Perícia Oficial que conta com a boa vontade do corpo de servidores para atuar. Irei falar com Secretário de Defesa Social Dário Cesar e o Chefe do Gabinete Civil Álvaro Machado para cobrar as melhorias necessárias em equipamentos e em material humano para o setor”, afirmou o Desembargador.

Outro motivo da visita feita pelo Desembargado foram os boatos da possibilidade de mudança de endereço do IC e da Perícia Oficial que hoje funciona no antigo Hotel Beiris, na Rua João Pessoa no Centro. O Corregedor afirmou que lutará para que o órgão permaneça onde está, até que seja construído o novo complexo da Perícia Oficial. “A partir de hoje me tornei um aliado da perícia alagoana. Um órgão técnico como esse precisa de uma base fixa para garantir aos peritos melhores condições de trabalho”.

A Perita Geral Ana Márcia, achou importantíssimo a presença do Desembargador que como representante do Poder Judiciário teve a iniciativa de conhecer toda a estrutura do IC e os projetos de ampliação do órgão que conta com uma demanda crescente de exames periciais. Ela disse que o Estado já possui recursos garantidos para a construção dos laboratórios de toxicologia, e do complexo de perícia que reunirá e um único local os três institutos que compõem o órgão.

“A sofisticação do crime tem aumentado. Criminosos vivem para pensar e criar formas de fraudas e cometer delitos. A perícia vai exatamente na cola para desvendar esse crimes, por isso a necessidade de cada vez mais se investir no aumento de efetivo e em uma perícia bem equipada”, disse Ana Márcia.

Rosana Coutinho, Diretora do Instituto de Criminalística, apresentou ao Desembargador o espaço onde será construído o laboratório de toxicologia. Ela ainda informou que até o final deste mês, o IC contará com um novo micro comparador balístico que irá acelerar a confecção de laudos periciais das armas enviadas pelo Tribunal de Justiça.

“Houve um aumento grande na demanda de exames nos últimos anos, pulamos de uma média de 500 requisições para mais de 4 mil, como revela nossas estatísticas. Temos um projeto de ampliação que já esta em fase de licitação de equipamentos para serem utilizados no novo laboratório. Isso permitirá diminuir o tempo de conclusão dos laudos”, afirmou a diretora.