Construção do Polo Moveleiro em Arapiraca avança

  • Redação
  • 09/05/2011 14:33
  • Cidade

A estrutura do Polo Moveleiro Nascimento Leão, situado no povoado do Sítio Capim, em Arapiraca, está em fase de conclusão. A construção está entre as prioridades do Governo do Estado e vai possibilitar o fortalecimento da produção de móveis na região do Agreste. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), por meio da Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços (SICS).

Durante visita ao Polo, na última semana, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, ficou satisfeito com o avanço da obra e destacou a importância da atuação do Estado em parceria com a Prefeitura de Arapiraca. “A prefeitura cedeu o terreno e o Governo está responsável por toda a infraestrutura do local, que está quase pronta. Estamos trabalhando em prol do pequeno produtor, para que este possa expandir a sua produção e alavancar o setor moveleiro”, enfatizou.

A ideia é que o local seja ocupado por pequenos produtores de móveis da região, além de indústrias maiores. O empresário e presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Arapiraca, Luiz Sandes, tem total interesse de instalar sua fábrica de móveis, a Sandes Estofados Personalizados, no Polo. Para Sandes, “o Polo terá credibilidade diante do setor moveleiro através do fomento à cadeia produtiva”.

Com o novo espaço para trabalhar, os moveleiros poderão aumentar a produtividade e as demandas. Esse projeto a atenderá todos que participam na cadeia produtiva do setor moveleiro de Alagoas, desde marceneiros e pequenas empreendedores, até as grandes empresas fornecedoras de insumos e matérias-primas, e o comércio – inicialmente local, com expectativa de expansão para municípios vizinhos e posteriormente para outros estados.

A maior parte da cadeia produtiva de móveis em Alagoas está concentrada na Região Agreste. O Governo do Estado, por meio da Seplande, e o Sebrae Alagoas, coordenam o Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis, que promove ações voltadas para a qualificação dos produtores, modernização dos equipamentos, inovação de técnicas e noções de gestão.

O projeto - O Polo Moveleiro Nascimento Leão está localizado a 6 km do Centro de Arapiraca, no povoado Sítio Capim (Zona Rural), e é cortado pela rodovia AL-220, o que facilita a logística do escoamento dos produtos. A área é composta por 45 lotes, cada um com 1.225 m².
Além da infraestrutura básica – pavimentação, rede de abastecimento de água, sistema elétrico, rede de esgoto – o Polo terá pórtico, guarita, auditório, ciclovia, área de lazer com quadra poliesportiva, campo de futebol, salão de confraternização e showroom, que funciona como uma loja, onde os móveis produzidos no local ficam expostos para atrair consumidores. Também será construído um galpão coletivo para que marceneiros e outros trabalhadores que também fazem parte do setor moveleiro indiretamente tenham a oportunidade de impulsionar seus negócios.