Tecnologia da Informaçao Rumo a Excelência em Arapiraca

  • Redação
  • 07/05/2011 05:41
  • Cidade

Representantes da FAPEAL e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti) fizeram a entrega de cinco computadores no Campus da Ufal em Arapiraca, destinados ao LAMP, Laboratório de Análise, Modelagem e Programação.

A iniciativa é uma das muitas ações necessárias ao devido suporte e continuidade do Projeto Alagoas em Rede que, baseado no conceito de Cidade Digital, visa promover o desenvolvimento no interior de Alagoas, através do tipo de estrutura básica que a Tecnologia da Informação é capaz de criar.

A princípio, serão beneficiados os municípios de Viçosa, Quebrangulo, Palmeira dos Índios e Paulo Jacinto, mas a cooperação com Arapiraca já está dando frutos: Em parceria com a Unidade gestora de T.I., da Fapeal, o LAMP colabora no desenvolvimento e manutenção do Sacte (Sistema de Apoio Científico e Tecnológico para os pesquisadores da FAPEAL), e sua futura extensão, o Sacte Social. Outros projetos em andamento incluem o uso dos programas i-Cidade e i-Educar, que são ferramentas de gestão municipal e escolar, respectivamente, disponibilizadas pelo Portal do Software Público Brasileiro.

Com 15 bolsistas da Fapeal e 3 da Universidade Federal de Alagoas, o laboratório se foca na transversalidade entre ensino, pesquisa e extensão: Seu propósito é utilizar o potencial dos alunos para oferecer, à comunidade e ao Estado, produtos de qualidade excelente, mas também vem tendo um impacto significativo na vida acadêmica dos participantes, e foi importante para o curso do Campus Arapiraca conseguisse conceito 4 – em escala até 5 – na avaliação in loco do MEC.

 Welligton Batalha, estudante do sétimo período do Curso de Ciências da Computação destaca o fato de poder estar em contanto com tecnologias que não veria normalmente no curso, como sistemas os interativos com controles de vídeo game (no caso, o Wii da Nitendo) e intefaces touchscreen. “É uma tecnologia barata que pode ser usada na educação”. Já seu colega Francisco de Assis, também do sétimo período, aponta outro lado importante desta experiência prática, que é ser gerenciado e aprender a trabalhar em equipe com tarefas e prazos, “antecipando o mercado de trabalho”.

Os alunos são orientados pelos professores assistentes da Ufal no Campus Arapiraca Mário Hozano de Souza e Alexandre de Andrade Barbosa – que também são membros do Comitê Técnico do Projeto Cidade Digital, no Alagoas em Rede.

Comentando o impacto pedagógico do LAMP, Alexandre Barbosa cita a respeitável produção bibliográfica de uma experiência que começou em agosto de 2010 e já conta com cinco artigos publicados, no ERBASE, evento regional de computação na Bahia. Mário de Souza, aponta que além de servir como laboratório para a teoria de diversas disciplinas, o projeto também leva os alunos para a questão mais social de contanto com o cliente, momento que, na engenharia de softwares, serve para conhecer os requisitos de soluções adequadas à situação local.

 Como próximo passo no amparo às atividades do Alagoas em Rede em Arapiraca, seu ponto de apoio para o Agreste, a FAPEAL pretende expandir a banda de internet para o LAMP, através do link que é fornecido pelo PoP-AL da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), gerido em Alagoas pela Fapeal.