Vereadores serão representados no MPE por omissão

  • Redação
  • 06/05/2011 06:16
  • Cidade
Limoeiro de Anadia
Limoeiro de Anadia

Nesta sexta-feira (06) o Movimento Contra à Corrupção Eleitoral em Alagoas (MCCE) vai entregar uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra Câmaras de vereadores de vários municípios alagoanos, a exemplo de Ibateguara, Limoeiro de Anadia e Girau do Ponciano por omissão na fiscalização dos gestores municipais.

Segundo o coordenador do MCCE, Antônio Fernando da Silva a denúncia tem como base o relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que apontou diversas irregularidades no uso de recursos federais nos municípios, direcionados a áreas como educação e saúde.

Ele destacou que o papel dos vereadores é fiscalizar o prefeito, o que não estaria sendo feito.

“Os parlamentares têm sido omissos e teriam que instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os atos dos gestores. Vamos requerer um processo civil e penal contra os integrantes da mesa diretora dessas Câmaras. Eles são representantes do povo, mas agindo dessa forma contribuem para o desvio de recursos públicos”, afirmou.

Silva ressaltou que só em Girau do Ponciano o relatório da CGU, elaborado entre 2008 e 2009 apontou um desvio de R$ 6 milhões.

“Esses dados estão no relatório, enviado para o Ministério Público Federal (MPF). É o povo que paga. Enviamos um ofício à Câmara de Ibateguara, solicitando explicações, mas nunca recebemos um posicionamento”, lamentou.