Simposio sobre Hipertensão e Diabetes, no CRIA

  • Redação
  • 03/05/2011 07:37
  • Cidade

Em mais uma demonstração da preocupação e cuidados com a população de Arapiraca a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realiza hoje, 3, o I Simpósio de Hipertensão e Diabetes para Enfermeiros. O evento acontece durante toda esta terça-feira, no auditório do CRIA.

Na programação, importantes palstras destinadas aos profissionais da saúde e que atendem nas unidades, postos e clínicas da Região. Pela manhã os temas apresentados pelos especialistas serão " Atualização em Hipertensão", pela cardiologista Alessandra Medeiros; " Dietoterapia", na fala da nutricionista Eliana Vasconcelos e "Diabetes/Referência", pelas médica e enfermeira do CRIA, respectivamente, Cíntia Fernandes e Joelma Alves.

À tarde, a coordenadora do programa Hiperdia, enfermeira Josineide Soares irá apresentar o " Projeto de Extensão em Neuropatia Diabética". Na sequencia serão apresentados os Tipos de Cobertura, pelas enfermeiras, Andressa e Shirley. Encerrando
o evento o angiologista Felipe Amorim irá ministrar palestra sobre " Tipos de Lesões e suas Principais Complicações".

Prevenção

Ano passado Arapiraca também foi cenário de um importante evento no setor, o lançamento do Programa " De olho ao pé", que também aprfesentou importantes palestras sobre as doenças nos olhos causadas pelo diabetes e informações de diagnóstico e tratamento do pé diabético- caracterizadas por feridas que, se não tratadas, podem levar a perda dos membros.

Na oportunidade, a presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular,Lídia Clotildes, ressaltou que alguns pacientes só descobrem que têm diabetes quando procuram ajuda em hospital para tratar de uma ferida no pé que não cicatriza. “Esse atraso em busca do tratamento pode levar a amputação de parte do pé ou da perna”, afirmaou. Ainda segundo ela, um dos sintomas mais comuns é a insensibilidade nos pés. “Por isto os pés precisam ser examinados diariamente, pois podem ser machucados sem que se perceba”, disse.