Projeto Costurando a Leitura é apresentado à sociedade arapiraquense

  • Redação
  • 02/05/2011 05:06
  • Cidade

As 33 mães de alunos da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha apresentaram, na tarde do último sábado (30), na Praça Luiz Pereira Lima, os resultados das primeiras oficinas do projeto “Mães costurando a leitura”.

O lançamento fez parte das atividades da Tenda da Leitura e das ações do projeto Viva Arapiraca.

O evento contou com a presença da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; da coordenadora do projeto, a bibliotecária Wilma Nóbrega; a diretora da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, professora Djaci Santos, além de educadores e alunos de outros estabelecimentos de ensino de Arapiraca.

Antes da apresentação do projeto, a programação incluiu a exibição da Hora do Conto, com Maria Cristina (Tininha) , Isabel Fernandes, Grupo da Carochinha, Griôs da Canafístula, bem como dos integrantes do projeto Carrinho de Leitura da Escola de Tempo Integral Benildo Barbosa de Medeiros.

Contadores de estórias

Ainda como parte da programação, o público presente assistiu à apresentação dos Contadores de Estórias da Carochinha (Maceió); Grupo Trupe Navegante (grupo de contadores de estórias- Peti do município de Messias).

Em seguida, as 33 mães realizaram a apresentação do projeto “Mães Leitoras: costurando livros para crianças”, com a exposição dos livros de tecido confeccionados pelas genitoras dos alunos da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, que funciona no bairro Nova Esperança, em Arapiraca.

Durante o evento, as mães realizaram dramatização das atividades do projeto. Um excelente público acompanhou a apresentação, apesar das fortes chuvas que caíam em toda a cidade.

As mães também contaram estórias improvisadas com fantoches. O lançamento do projeto foi encerrado com cantigas de roda. Não ficou ninguém sentado, de criança a idoso, todos participaram e se envolveram nas atividades de encerramento da Tenda da Leitura.

O projeto tem à frente a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Nessa primeira etapa, duas educadoras-monitoras repassaram os conhecimentos nas oficinas técnicas, enquanto uma contadora de estórias estimulava a criatividade das mães-alunas.

Como parte do trabalho, a prefeitura adquiriu três máquinas de costura e todo o material, incluindo tecidos, linhas, agulhas e outros produtos necessários para a viabilização do projeto.

“Nossa proposta é incentivar a prática da leitura entre mães e alunos, com muita criatividade e imaginação, além de, num futuro próximo, estimular a criação de uma cooperativa para geração de renda com as mães que residem na comunidade", revela a coordenadora do projeto, a bibliotecária Wilma Nóbrega.