OCB/Sescoop-AL vai capacitar cooperados da Capial

  • Redação
  • 27/04/2011 04:07
  • Cidade

A retomada dos trabalhos da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca LTDA (Capial) vai contar com o apoio do Sindicato e Organizações das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL). Através do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL) a cooperativa receberá cursos de capacitações para cooperados e funcionários, além da orientação na elaboração de projetos.

Na semana passada a superintendente do Sescoop/AL, Márcia Túlia Pessoa, acompanhou uma visita técnica do presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão, o Chico da Capial, a Cooperativa de Pequenos Agricultores de Águas Belas (Coopanema), em Pernambuco. O objetivo do encontro é incluir os agricultores alagoanos no projeto de incentivo ao biodisel, promovido pela Petrobras na região.

A Capial já trabalha há quase quatro anos com o plantio de mamona em consórcio com o feijão com quase 300 agricultores familiares da região do Agreste e Sertão. O projeto em Alagoas conta com o incentivo do governo estadual. Segundo Chico da Capial, se firmada a parceria com a Petrobras o número de agricultores beneficiados pode dobrar, porque haverá a garantia do escoamento da produção.

"Os agricultores estão bastante animados. Hoje contamos com o apoio do governo de Alagoas, da Conab, para produzir e escoar essa produção, mas com a ampliação da demanda vai garantir uma inclusão social ainda maior. Retomamos as atividades da cooperativa por que entendemos que juntos somos mais fortes", destacou o presidente da Capial.

Para Márcia Túlia o interesse em buscar experiências de sucesso com outras cooperativas é motivador e importante no processo de retomada que vive a Capial. "A OCB/Sescoop está à disposição para ajudar no desenvolvimento da unidade. Sabemos do potencial da Capial e do quanto à região do Agreste e Sertão de Alagoas precisa de atividades inclusivas, de desenvolvimento. Esse também é nosso papel", frisou Márcia Túlia.