Jardinagem e Paisagismo de Arapiraca intensifica ações

  • Redação
  • 06/04/2011 12:04
  • Cidade

Com a interferências urbanísticas implementadas pela Prefeitura de Arapiraca nos últimos anos, praças e jardins da cidade ganharam ainda mais destaque no cenário da cidade. No total, a Prefeitura realiza ações cotidianas em 42 aŕeas, incluindo todo o Complexo do Parque Ceci Cunha ( Mercado do Artesanato, Parque Municipal, Parque Ceci Cunha e Memorial da Mulher); Lago da Perucaba, Área Verde, Praça da Prefeitura e Estádio Coaracy da Mata Fonseca

O trabalho , realizado pelo Departamento de Paisagismo e Jardinagem da Secretaria de Limpeza, conta com apoio de cerca de 50 profissionais, incluindo jardineiros, engenheiro agrônomo e arquiteta. Na prática, são realizados diariamente ações de manutenção e execução de projetos- a exemplo do replantio de canteiros, realizado esta semana no Lago da Perucaba.

" O cuidado é diário e com o aquecimento da temperatura as plantas sofrem. É necessário muito empenho e dedicação para a preservação desses espaços", comentou o secretário Josenildo Souza. Segundo a arquiteta Elaine Leão, Arapiraca possui uma flora diversificada nas praças, o que garante mais beleza e cuidados. " O anturius, por exemplo, que existe na Praça da Prefeitura é considerada rara e necessita de atenção especial", comentou.

A preservação, de acordo com o engenheiro Milton Madeiros, requer a participação direta da população- que começa a se acostumar com o respeito as áreas demarcadas. " As pessoas admiram a excentricidade de algumas espécies. Sabem que o ambiente fica mais bonito e o clima da cidade sai favorecido", avaliou.

Na Área Verde Dom Constantino Leürs, onde a vegetação é mais densa , o destaque fica por conta de algumas palmeiras Fênix. " Arapiraca começa a ser conhecida, também, pela atenção dispensada a natureza, a preservação do meio ambiente", acrescentou Josenildo. árvores da espécie Arapiraca também ganharam atenção especial e foram plantadas no Centro Administrativo e Lago da Perucaba.