ASA leva gol no final e CRB larga na frente da decisão

  • Redação
  • 10/05/2012 07:19
  • Esporte
Minuto Esportes
CRB 2 x 1 ASA
CRB 2 x 1 ASA

Depois de cinco anos o CRB voltou a vencer o ASA e justamente num momento decisivo, a primeira partida da final do Campeonato Alagoano, na noite desta quarta-feira (9). O time regatiano foi melhor no primeiro tempo, abriu o placar com Geovani. Na segunda etapa, o ASA melhorou e empatou com o artilheiro Lúcio Maranhão.

Porém, o sempre “herói” Lúcio Maranhão se tornou vilão ao ser expulso e viu o CRB marcar aos 45 minutos, quebrando um tabu de cinco anos sem vitórias sobre o time alvinegro e saindo na frente na decisão.

O JOGO – 1º TEMPO

Um verdadeiro clima de final do Rei Pelé. A torcida do CRB compareceu, lotou as suas dependências e apoiou o time desde o início. A torcida do ASA compareceu em bom número e mesmo abafada fazia festa.

Logo após o apito inicial, as duas equipes começaram se estudando. Ninguém arriscava e quem levava uma pequena vantagem era o CRB, que marcava a saída de bola e complicava a ligação entre defesa e ataque do time alvinegro.

Mas, se o jogo não fluía com a bola rolando, o CRB usava da bola parada para assustar. Elsinho avançou em velocidade e foi derrubado na entrada da área pelo também lateral Augusto, falta perigosa para o CRB de frente para a área.

GOOOOLLLLL DO CRB! Na cobrança da falta, o homem das bolas paradas do CRB, Geovani, bateu com estilo e contou com um capricho da bola, que atingiu a trave, as costas do goleiro Jonatas e depois balançou as redes alvinegras. CRB 1 x 0 ASA.

Se a torcida do CRB já fazia festa, depois do gol e com o time em cima, o apoio era permanente. Geovani ainda tentou mais uma vez, mandando por cima e o “galo praiano” assustava pela esquerda, principalmente com Jadilson, que parecia estar inspirado no jogo.

Além de estar vencendo o jogo, o CRB continuava apertando e complicando a saída de jogo do ASA, que não funcionava em nenhum setor. Com isso, o atacante Lúcio Maranhão ficava isolado e nem as jogadas longas chegavam no artilheiro.

Como se não bastasse estar perdendo no jogo, o ASA ganhou grande problema para o segundo jogo em Arapiraca. O artilheiro Lúcio Maranhão recebeu o cartão amarelo e não joga o último e decisivo jogo no Coaracy da Mata Fonseca.

O CRB continuava melhor no jogo e por muito pouco não conseguiu ampliar o placar. Após cobrança de escanteio, Rodrigão desviou e o goleiro Jonatas tirou no ângulo, mas a bola caiu na pequena área e Elsinho tentou, para nova defesa milagrosa do arqueiro alvinegro, que salvou ajoelhado e viu a defesa afastar o perigo.

Próximo ao fim do primeiro tempo, um susto dentro de campo. Após uma cobrança de falta do zagueiro Gaúcho, o também defensor Ítalo do CRB foi atingido, caiu duas vezes e precisou de atendimento médico, com a ambulância entrando em campo.

Porém, o clima parecia tão positivo para o CRB que o atleta logo se recuperou e voltou à campo, mas não pôde fazer muita coisa, porque aos 47 minutos, o árbitro Marcelo de Lima Henrique encerrou a primeira etapa com vitória parcial do CRB por 1 a 0.

2º - TEMPO

Na segunda etapa, o CRB voltou com a mesma pegada e com o mesmo apoio da torcida. Já o ASA voltou diferente, pelo menos no time, uma vez que o lateral direito Alan substituiu Gabriel, que era dúvida antes da partida.

Apesar de não mostrar o futebol de outras partidas, o ASA se mostrava mais disposto na segunda etapa, passando mais tempo no campo do CRB. Porém, o time de Arapiraca continuava com os mesmos problemas na criação de jogadas. E assim como o CRB, a equipe alvinegra tentava na bola parada. Gaúcho arriscou mais um chute forte e rasteiro, vendo a bola passar rente a trave do goleiro Cristiano.

Aos poucos o time alvinegro tentava empatar a partida e por muito pouco não conseguiu justamente na falha de um dos melhores jogadores do CRB. Jadilson tentou matar a bola no peito e deixou nos pés de Alan, que bateu cruzado, assustando a torcida alvirrubra.

Como diz o velho ditado, “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”, o ASA com dois dos seus principais jogadores conseguiu empatar a partida e colocar ainda mais rivalidade dentro de campo.

GOOOOLLLL DO ASA! Antes bem marcado, Valdívia teve espaço e encontrou Lúcio Maranhão, que ganhou da defesa regatiana e no seu melhor estilo, bateu rasteiro, sem chances para o goleiro Cristiano. CRB 1 x 1 ASA.

Depois do gol alvinegro, o técnico do CRB que já estava no telefone, conversando com o seu assistente técnico, resolveu mudar e colocar a equipe para frente. Primeiro, Aloísio Chulapa entrou no lugar de Rodrigo Dantas e Ítalo deixou o campo para entrada do meia Aloísio Pereira.

Mudado, o timedo CRB ainda não rendia o esperado, mas as duas equipes faziam um jogo muito equilibrado e quente dentro das quatro linhas. Pior para o ASA, que viu o artilheiro Lúcio Maranhão cometer anti-jogo, parando o meia Aloísio Pereira, recebendo o segundo amarelo e sendo expulso.

Logo depois, o CRB foi para cima do ASA e por muito pouco não passou à frente do placar, para desespero da torcida. Elsinho chegou a linha de fundo e cruzou na cabeça de Aloísio, que desviou e viu o goleiro Jonatas defender em dois tempos.

A partir deste momento, o CRB pressionava o time do ASA, sufocando o time alvinegro, que não conseguia sair para o jogo. Enquanto isso, a torcida alvirrubra continuava apoiando o time, o que surtiu um efeito decisivo.

GOOOOLLLL DO CRB! O jogo já se encaminhava para o fim, quando um lançamento encontrou Aloísio Chulapa que escorou com perfeição para Wanderley, que pegou de primeira, marcando um lindo gol. CRB 2 x 1 ASA.

Depois do gol, a torcida já pedia o final do jogo, enquanto o ASA ainda atordoado tentava sair para o jogo, mas com um número menor de jogadores, tentava os lançamentos que não funcionavam mais.

O árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique ainda concedeu três minutos de acréscimos, que não foram o bastante para o ASA reagir. Resultado final, vitória do CRB que quebra um tabu de cinco anos sem vencer a equipe de Arapiraca e larga na frente da decisão do estadual.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Alagoano 2012 – Primeiro Jogo da Decisão

Estádio Rei Pelé – Maceió

CRB 2 x 1 ASA

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA)
Assistentes: Altemir Haussman(FIFA) e Roberto Braatz(FIFA)
4º Árbitro: Francisco Carlos Nascimento(FIFA)
5º Árbitro: Pedro Jorge Santos(CBF)

CRB: Cristiano, Filipe, Rodrigão e Ítalo(Aloísio Pereira); Elsinho, Daniel, Everton Luis(Roberto Lopes), Geovani e Jadilson; Wanderley e Rodrigo Dantas(Aloísio Chulapa).

Técnico: Roberto Fonseca

ASA: Jonatas, Audálio, Gaúcho e Fabiano; Gabriel(Alan), Cal, Jorginho(Tiago Gaúcho), Didira, Valdívia e Augusto(Marcinho); Lúcio Maranhão.

Técnico: Heriberto da Cunha

Cartões Amarelos: Elsinho(CRB) – Lúcio Maranhão, Gaúcho, Fabiano e Didira(ASA)

Cartões Vermelhos: Lúcio Maranhão

Gols: Geovani 11min 1ºT e Wanderley 45min 2ºT(CRB) – Lúcio Maranhão 22min 2ºT