Virada de mesa: Politicagem recoloca Rio Branco-AC na Série C

  • Redação
  • 21/09/2011 08:14
  • Esporte

Um efeito suspensivo promete agitar a Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o Rio Branco conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF (STJD) e retomou a vaga para a segunda fase da competição. Assim, o Luverdense, que havia se classificado, está eliminado. A data do recurso do time acreano ainda não está definida. A informação é do repórter Leonardo Baran, da Rádio Bandeirantes.

Na noite desta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) soltou uma nota oficial confirmando o retorno do Rio Branco na Série C. De acordo com a publicação, o caso ainda será julgado pelo pleno do STJD, mas sem data marcada.

Influência política
Mas esta virada de mesa, na verdade, teve uma ação política muito forte. Muitas autoridades do Acre entraram em ação para garantir a volta, provisória, do time à Série C. A alegação da direção do Rio Branco é de que a ação para que o time atuasse dentro da Arena da Floresta foi feita pelo Govenro Estadual e não pelo clube.

O Estrelão do Norte havia sido punido por ter recorrido à Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias desportivas, em episódio envolvendo o Estádio Arena da Floresta. Apesar de ter sido punido pelo próprio STJD, o Rio Branco recorreu ao pleno do Tribunal e conseguiu reverter a situação, que deve ser oficializada pela CBF nas próximas horas.

Assim, o Rio Branco é o novo classificado para a segunda fase da Série C e entra na vaga do Luverdense, que havia carimbado o passaporte após vencer o Águia-PA na última rodada. Assim, o Estrelão do Norte irá integrar o Grupo E, que conta também com América-RN, CRB-AL e Paysandu-PA.

Mudanças de jogos
Com esse efeito suspensivo, o Rio Branco terminou a primeira fase na liderança do Grupo A, com 16 pontos, enquanto o Paysandu foi o vice-líder, com 14, seguido pelo injustiçado Luverdense, com 13. Mas as mudanças acontecem também na parte inferior da tabela. Quem será rebaixado no lugar do Estrelão do Norte é o Araguaína-TO, que conquistou apenas um ponto e estava em quarto lugar, já que o time acreano havia sido excluído.

O departamento técnico da CBF promete divulgar os dois novos jogos do Grupo E, nesta quarta-feira. O CRB-Al vai receber o rio Branco-AC, em Alagoas, enquanto o Paysandu vai atuar em casa, em Belém, diante do América-RN.

Confira na íntegra a nota da CBF
O STJD deferiu nesta quarta-feira o pedido de efeito suspensivo feito pelo Rio Branco/AC, que excluía o clube do Campeonato Brasileiro da Série C. O caso ainda será julgado pelo pleno do STJD.


Por isso, o Rio Branco/AC volta a fazer parte do Grupo E, junto com o Paysandu/PA, América/RN e CRB/AL, classificados em primeiro e segundo lugares dos Grupos A e B na primeira fase da competição, respectivamente.


O sorteio dos árbitros para as partidas do Campeonato Brasileiro da Série C será realizado nesta quinta-feira, às 14h30, na sede da CBF.