Série B: Lusa dispara, Guarani faz a trinca e Bragantino se reabilita

  • Redação
  • 03/08/2011 06:18
  • Esporte

A Portuguesa aproveitou bem a instabilidade de seus concorrentes nas últimas rodadas e disparou na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Na abertura da 15.ª rodada, nesta terça-feira à noite, a Lusa bateu o Criciúma por 2 a 0, chegando aos 33 pontos. De forma provisória o time do Canindé abriu sete pontos de vantagem sobre a vice-líder Ponte Preta.

Outros dois jogos abrilhantaram a noite dos mandantes. Em Bragança Paulista, o Bragantino se reabilitou ao vencer o lanterna Duque de Caxias, por 3 a 0, enquanto em Campinas o Guarani conseguiu a sua terceira vitória consecutiva ao bater o São Caetano, por 1 a 0, no confronto paulista.

Os resultados da noite não alteraram o G4, grupo de acesso, formado pela Portuguesa (33), Ponte Preta (26), Paraná (23) e Náutico (23). Por outro lado, na zona de rebaixamento, o Bragantino e o Guarani escaparam, empurrando o Icasa (16) e o São Caetano (16) ao lado de Salgueiro (13) e Duque de Caxias (4).

Lusa foi melhor

No Canindé, a Portuguesa mostrou personalidade de líder e , por isso mesmo, mereceu vencer o Criciúma, que tem um bom sistema de marcação, mas muita lentidão no ataque. Depois de mandar no jogo, a Lusa marcou com Ananias, de cabeça, no começo do segundo tempo. Depois ampliou com o estreante Boquita, emprestado pelo Corinthians, numa testada forte após cruzamento de Edno.

Há seis jogos sem perder, a Lusa agora vai aguardar o restante da rodada torcendo contra os seus adversários. O Criciúma, com 23 pontos, por enquanto fica na quinta posição.

Braga reabilitado
Mesmo bastante desfalcado, o Bragantino fez valer o mando de campo e liquidou o Duque de Caxias, por 3 a 0, com gols de Luis Felipe, Vitor, contra, e Léo Jaime. O Braga vinha de duas derrotas consecutivas para Boa Esporte, por 2 a 1, e Icasa, por 2 a 0. Agora saiu, de novo, da zona de rebaixamento, com 18 pontos, em 14.º lugar.

Ao Duque de Caxias resta agora esperar por um milagre do competente técnico Paulo Campos, que assume o comando do time nesta quarta-feira no lugar de Valdir Espinosa – que estava aposentado e se aventurou a voltar à profissão. Esta foi a 11.ª derrota do time fluminense, que soma apenas quatro pontos – por quatro empates - e segura a lanterninha.

Gol no final

No confronto paulista, Guarani e São Caetano ficaram um jogo equilibrado. O time de Campinas mandou em campo no primeiro jogo e merecia até sair em vantagem. Mas cansou no segundo tempo e levou sufoco do São Caetano, que mostrou muita violência nas jogadas diante de uma arbitragem complacente.

O Guarani mostrou evolução e teve sorte ao marcar o gol no final do jogo, com Fernandão, aos 45 minutos. E completou a trinca de vitórias após os triunfos sobre o Duque de Caixas, por 4 a 0, e Barueri, por 3 a 1. E com 18 pontos saiu na zona do rebaixamento e aparece agora em 13.º lugar.

E o irregular São Caetano, que gasta milhões com seu elenco, continua em baixa. Estava bem pertinho da zona de rebaixamento e agora está dentro dele. Agora, com 16 pontos, ocupa a 18.ª posição. O time piorou no comando do técnico Vadão.

Mais jogos

A rodada terá dois jogos na sexta-feira e mais cinco no sábado, sendo um deles à noite.

Confira os resultados e jogos da 15.ª rodada:

Terça-feira
Portuguesa 2 x 0 Criciúma
Guarani 1 x 0 São Caetano
Bragantino 3 x 0 Duque de Caxias

Sexta-feira
21 horas
Náutico x ASA
Paraná x Grêmio Barueri

Sábado
16h20
Salgueiro x Vitória
Goiás x Vila Nova
Americana x Ponte Preta
Boa Esporte x Sport
ABC x Icasa