No mata-mata, Mano diz que seleções de tradição podem levar vantagem

  • Redação
  • 14/07/2011 14:36
  • Esporte

Após a primeira fase da Copa América, onde os favoritos Brasil, Argentina e Uruguai oscilaram e tiveram dificuldades para passar de fase, o torneio entra numa nova fase. A partir de agora é mata-mata. Perdeu volta para casa. E na opinião do técnico da Seleção, Mano Menezes, chegou o momento dos grandes mostrarem que já estão acostumados com os momentos decisivos de uma grande competição.

- Não tem mais recuperação a partir de agora. Quem passa para a próxima fase agora? Quem com uma tensão maior, sob uma pressão maior, consegue jogar o mesmo futebol ou ainda mais. Por que se diz que as seleções com mais tradição convivem melhor com esse histórico? É porque passaram várias vezes por esse momento, não aceleram o batimento por já terem passado por aquilo várias vezes. É isso que vamos viver agora.

Neste domingo, às 16h (de Brasília), a Seleção Brasileira vai enfrentar o Paraguai, em La Plata. O adversário é um velho conhecido da fase de classificação. Na coletiva desta quinta-feira, Mano afirmou que a partir de agora só valem as vitórias.

- Não teremos uma nova competição. Estamos na segunda parte do campeonato, que tem um caráter eliminatório. Isso cria uma situação diferente para os jogos. Uso como exemplo para os jogadores que se eu colocar uma tábua de 30cm de largura sobre o chão, diretamente sobre o chão, e pedir para essa pessoa passar pela tábua, ela vai passar com um pé só, caminhando, de costas, de lado, saltando. Se pegarmos a mesma tábua para três metros de altura, ela não vai passar do mesmo jeito. É assim que eu vejo a característica dos jogos a partir de agora – analisou.

Na opinião do comandante, a atuação da Seleção na vitória por 4 a 2 sobre o Equador, na última quarta-feira, em Córdoba, foi a melhor da equipe na Copa América.

- Era decisão, a primeira decisão que vivemos na Copa América. Soubemos aproveitar e penso que crescemos um pouco na terceira partida, fizemos o nosso melhor jogo.

Precisamos continuar melhorando porque a competição vai se afunilando. A partir de agora, a tensão aumenta porque o jogo vale mais e o custo dele é maior. Temos que estar mais preparados para isso. A Seleção ainda oscilou um pouco como produção de equipe e precisa de alguns ajustes. Penso que merecemos chegar nas quartas de final e vamos trabalhar duro até domingo para estar na semifinal.

Os jogadores da Seleção Brasileira vão realizar um treino leve na tarde desta quinta-feira, em Campana. O grupo vai trabalhar na academia do hotel-concentração.