Roberto Fonseca completa um mês no Paraná Clube

  • Redação
  • 07/07/2011 04:30
  • Esporte

O técnico Roberto Fonseca completa hoje um mês à frente do Paraná Clube. Trabalhando intensamente e com uma postura discreta, conseguiu arrumar a casa e dar um padrão de jogo ao time muito antes do que se poderia imaginar.

Adepto declarado do 4-4-2, ontem, pela primeira vez, o treinador posicionou seu time com três zagueiros, dando a entender que irá “abrir o leque” de opções táticas para a sequência desta Série B.

A formação 3-5-2 só foi utilizada por alguns minutos, na reta final do treinamento. Luciano Castan entrou no time, com a saída do volante Luiz Camargo.

A troca fez com que os alas Júlio César e Lima atuassem mais à frente, buscando a aproximação de Rone Dias, Jefferson Maranhão e Giancarlo. O teste, porém, não deverá ser aplicado neste jogo frente ao ASA-AL. Pelo menos não para o início da partida.

Mesmo sem contar com Cambará, lesionado, e Éverton Garroni - seu eventual substituto -, suspenso, o treinador conta com muitas opções para o meio-campo. E, dentre elas, fez a escolha por Luiz Camargo. Assim que a atividade terminou, Roberto Fonseca conversou com Júnior Urso, Luiz Camargo e Serginho, dando a entender que o trio será confirmado para este jogo em Arapiraca.

Fonseca não esconde a preferência pela utilização de três volantes, compactando a marcação no meio-campo, mas sem abdicar do ataque. Foi desta forma que o Paraná surpreendeu o Goiás, no Serra Dourada, e o Náutico, nos Aflitos.

Frente ao Vitória, também fora de casa, a equipe pressionou o adversário, mas pecou nas finalizações. “Nosso time está bem ajustado. A gente marca forte, mas sem recorrer à uma retranca”, lembrou Júnior Urso.

A versatilidade dos volantes contribuiu para o sucesso da estratégia. Na prática, todos têm liberdade para uma aproximação aos atacantes. Cambará, quase um meia, foi o que melhor se encaixou nessa forma de jogar, inclusive marcando gol frente ao Duque de Caxias.

“Eu fico mais atrás, dando proteção à zaga. Mas, os outros volantes estão saindo pro jogo com qualidade. Isso faz com que a gente tenha um bom volume de jogo”, analisou Urso.

No treinamento de ontem, sem contar com Welington (com dores musculares, ele foi poupado), Fonseca escalou Leandro Oliveira entre os titulares. O Paraná trabalhou com Zé Carlos; Júlio César, Cris, Amarildo e Lima; Júnior Urso, Luiz Camargo (Luciano Castan), Serginho e Leandro Oliveira (Rone Dias); Jefferson Maranhão e Giancarlo.