“Queremos ir melhor do que no ano passado”, diz Vica

  • Redação
  • 08/06/2011 14:47
  • Esporte
Ascom ASA
Vica
Vica

José Luis Mauro, ou simplesmente Vica, é um caso raro de longevidade no comando de um time de futebol no Brasil. Há quase 3 anos como técnico do ASA, ele foi bicampeão estadual (em 2009 e 2011), vice em 2010 e colocou o Alvinegro alagoano na Série B do Campeonato Brasileiro.

 Ano passado, quando muitos (inclusive eu) apontavam o ASA como candidato ao rebaixamento em seu ano de estreia na competição nacional, a equipe fez uma excelente campanha e terminou em 9º lugar, com jogadores como Ciel, Didira, que permanece no clube, e Junior Viçosa, que hoje brilha com a camisa do Grêmio.

Este ano o início não é dos melhores: apesar da vitória em casa sobre o Americana, o ASA sofreu duas goleadas fora de casa, para Ponte Preta (5 x 0) e Goiás (4 x 1), e tem a pior defesa do campeonato, com 10 gols sofridos. Para Vica, porém, as falhas individuais e a falta de atenção foram determinantes.

Nesta entrevista exclusiva para a Revista Série B, o treinador analisa o desempenho da equipe na Série B, fala sobre os reforços, projeta a sequência da competição e muito mais. Confira!

Revista Série B: Vica, o ASA começou o campeonato com um péssimo desempenho defensivo: são 10 gols sofridos em 3 partidas, 9 nos 2 jogos fora de casa. Qual o motivo para esse desempenho ruim da defesa e o que fazer para corrigir para os próximos jogos?

Vica: Na primeira partida, tivemos muitas falhas individuais e de grupo. Entramos desligados. O mesmo não aconteceu na última partida, contra o Góias. Jogamos muito bem, merecíamos até ter saído com outro resultado, mas novamente perdemos muitas chances e tivemos falhas no setor defensivo. Estamos corrigindo nossos erros para que não aconteçam mais.

Revista Série B: Após a derrota para o Goiás, você terá no total um intervalo de 11 dias para trabalhar a equipe. Qual a importância de ter um período como esse só de treinos?

Vica: Como disse anteriormente, temos esse tempo para corrigirmos nossos erros e para adptarmos novos jogadores, além de recuperarmos a parte física e técnica de alguns atletas que estavam no Departamento Médico. Esperamos que esse tempo seja refletido em resultado dentro de campo, no próximo sábado.

Revista Série B: O que você pode falar sobre os reforços mais recentes, como o Busatto e o Léo Dias?

Vica: O Léo Dias é um grande jogador, um meia armador. Ele já está a disposição para o jogo com o Sport; o Bussatto é um ótimo goleiro e com certeza nos ajudará muito no caminho da Série B.

Revista Série B: Por falar em reforços, o ASA ainda vai contratar pra este Série B? Se sim, quais são as maiores carências no elenco?

Vica: Sempre é bom fortalecer o elenco, possuir vários jogadores de qualidade em todas as posições. O goleiro Gilson chegou recentemente e vai brigar pra ser titular. Ainda pedimos a diretoria reforços em outras áreas, como na zaga e no ataque.

Revista Série B: O que você pode falar sobre o Sport, seu próximo adversário?

Vica: Uma grande equipe, muito bem treinada. Com certeza, não teremos facilidade nenhuma. Queremos e devemos buscar a vitória, mas será um jogo difícil, principalmente pelo Sport ter jogadores de muita qualidade e um técnico que sabe armar a equipe. Será um grande jogo.

Revista Série B: Ano passado pouca gente conhecia o ASA e o time fez uma ótima campanha na Série B. A equipe deste ano tem condições de repetir ou até superar o desempenho de 2010?

Vica: Nosso objetivo é esse, de preferência fazer uma campanha melhor que a do ano passado. Acredito que de uma forma geral, de grupo, esse ano temos uma equipe melhor do que a do ano passado. Vamos lutar muito em buscar de uma melhor posição na classificação e quem sabe até não sonhar com uma Série A.