Ascom Arapiraca Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Reunião

A Prefeitura de Arapiraca iniciou os trabalhos visando implantar e aprimorar o projeto Educando com a Horta Escolar em 21 escolas da Rede Municipal de Arapiraca. Nesta quarta-feira (23), técnicos e coordenadores do projeto estiveram reunidos com secretários municipais para a apresentação das ações que serão desenvolvidas em 2011.

O objetivo do projeto é promover educação integral de jovens por meio de hortas escolares, pesquisas e atividades sobre as questões ambientais, estimular o trabalho pedagógico dinâmico e integrar os profissionais da escola por meio da educação ambiental. Ele foi desenvolvido a partir da cooperação técnica entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e a organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Na reunião, estiveram presentes a secretária de Educação, Ana Valéria e o secretário de Agricultura, Manoel Henrique, além de representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras. O projeto foi apresentado pelas coordenadoras Maria Valquíria (geral) e Danielle Lira (nutricional) e por Thieres Leão (coordenador de horta).

A secretária Ana Valéria afirmou que o projeto era um sonho antigo do prefeito Luciano Barbosa, mas, que só pode ser contemplado no ano passado com a ajuda do Governo Federal. “Com o trabalho nas escolas, valorizamos o homem do campo e a integração da merenda escolar. Todas as secretarias estão envolvidas. É uma ação integrada firmando essa parceria para uma qualidade de vida através de alimentação saudável”, completou.

“Começamos o projeto no ano passado e agora estamos fortalecendo nas escolas onde já existe e implantando em outras dezesseis, totalizando 21 escolas. Essa reunião serviu para que pudéssemos apresentar e mostrar as secretarias responsáveis quais as ações que estamos realizando e quais serão realizadas para transformarmos o projeto é um dos mais eficazes do país”, disse a coordenadora Maria Valquíria.

Já o secretário de Agricultura, Manoel Henrique, agradeceu a equipe que está à frente do projeto e pediu a todos os servidores das escolas participem. “O projeto depende de cada um. Ele é realizado também nos centros da saúde, com apoio de um técnico agrícola, de nutricionistas e principalmente de todos os servidores das escolas”, disse.

Reunião com os pais

A coordenação do projeto informou também que na terça-feira aconteceu uma reunião com pais dos alunos da escola João Batista, no bairro Planalto. “A participação dos pais é importante para que eles conheçam o projeto e se adaptem a alimentação saudável também em casa”, explicou a coordenadora nutricional Danielle Lira.

Cronograma de ações

* Reunião com diretores e coordenadoras para apresentação e sensibilização sobre o projeto;
* Apresentação do projeto na comunidade para toda escola (funcionários e alunos);
* Exames Bioquímicos: Urina, Parasitologico de fezes e avaliação antropometrica;
* Formação de educadores (dez por cada escola)
* Acompanhamento mensal pedagógico e nutricional