VÍDEO: Bombeiros e Hemoal encerram Operação Verão

  • 24/03/2009 12:12
  • Maceió
Mais de 300 bombeiros participaram da Operação Verão, nos últimos três meses
Diversas atividades marcaram, nesta terça-feira (24), na praia de Pajuçara, o encerramento da Operação Verão, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e que mobilizou cerca 300 militares da corporação. Na ocasião, com a ajuda de um posto móvel instalado no local, foi realizada uma grande ação batizada de “Doação Voluntária de Sangue em Massa”, com o intuito de mobilizar a população da área metropolitana de Maceió para aderir à campanha em prol de doações de sangue para abastecer o Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Além da parceria com o Hemoal, a orla recebeu atividades multidisciplinares dos bombeiros que, desde janeiro deste ano, se empenharam para atender à demanda de visitantes que chegam a Alagoas no período de férias, bem como no verão, período quando ocorrem frequentes acidentes com turistas nas áreas litorâneas.

“Além de ser um estímulo à conscientização da população para a importância da doação de sangue, que é, sobretudo, um ato de amor, essa é também uma forma de confraternizar com toda a tropa que participou da Operação Verão, dada a grande importância desse projeto para o turismo do Estado e da própria população da região metropolitana de Maceió”, disse o coronel Jadir Ferreira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Entre as atividades desenvolvidas pelo CBMAL na orla, além da doação voluntária da tropa envolvida na operação, foram feitas oficinas operacionais, demonstração de combate a incêndios, resgate e salvamento veicular, com instrutores no local, palestras sobre traumas dermatológicos, problemas ambientais, prática de terapias orientais, entre outras atrações. Até o início das atividades de hoje, tinham sido feitas 700 aferições de pressão, 800 atendimentos por liang gong (terapia chinesa) e 650 orientações relacionadas à saúde.

Na ocasião, Jadir Ferreira aproveitou para também doar sangue no stand do Hemoal, instalado na praia de Pajuçara.

A operação, que funcionou durante os últimos três meses, atuou basicamente em oito municípios próximos a Maceió e na capital. “Foi uma ação que se estendeu da Barra de São Miguel à Barra de Santo Antônio”, completou o subcomandante, coronel Neitônio de Freitas.

No stand móvel, médicos e assistentes sociais do Hemoal se revezaram para atender as doações dos militares e de pessoas que trafegavam pelas proximidades.

“Entre os meses de dezembro e fevereiro é um período difícil para o Hemoal no quesito doação de sangue”, lembrou Lea Pacífico, assistente social do hemocentro. “Portanto, essa ação do Corpo de Bombeiros irá trazer grandes benefícios àqueles que precisam de sangue porque equilibrará nosso estoque”, completou Lea Pacífico.

Informações aos potenciais doadores: devem ter mais de 50 quilos; ter entre 18 e 75 anos de idade; e não é preciso estar em jejum para o procedimento.