O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação Ana Valéria Peixoto vão entregar, no início da tarde desta terça-feira (22), na comunidade de Mangabeiras, a oitava escola de tempo integral do município de Arapiraca.

A aula inaugural na Escola Dom Constantino Lüers está prevista para começar a partir das 13 horas, e contará com a presença de educadores, servidores, lideranças comunitárias e dos pais e mães dos alunos matriculados na unidade de ensino.

Para fazer parte do novo modelo de ensino, a Escola Dom Constantino Lüers passou por um processo de transformação administrativa e pedagógica para atuar nos dois períodos.

Como novidade, a partir deste ano a escola vai atender os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O modelo das escolas de tempo integral de Arapiraca é referência nacional desde o ano de 2007, com a adoção do novo modelo de ensino.

Atualmente, o município conta com sete escolas de tempo integral, que atendem cerca de 4.500 mil alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental, em escolas na área urbana e na zona rural do município.

Integralização

Na Escola Dom Constantino, o projeto pedagógico inclui, pela manhã, atividades curriculares e, no período da tarde, jornadas ampliadas de reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de capoeira, dança, música e aulas de artesanato, culinária e reciclagem com as mães, além de aulas de informática, inglês e a inclusão da disciplina Filosofia na grade currícular e alimentação cinco vezes ao dia.