Adolescente com gripe suína obtém liminar na Justiça para conseguir Tamiflu

  • eduardocardeal
  • 15/08/2009 01:26
  • Saúde
Um adolescente de 15 anos obteve uma liminar na Justiça para receber o remédio Tamiflu, usado no tratamento contra a gripe suína --a gripe A (H1N1)-- da prefeitura de Indaial (SC). Ele recorreu à Justiça nesta quinta-feira (13) e o juiz determinou a entrega imediata do medicamento.

Em nota oficial, a prefeitura informou que a não liberação do medicamento para o paciente ocorreu porque, pelos sintomas relatados pela mãe dele, naquele momento, o jovem não atendia aos critérios estabelecidos pelo protocolo do Ministério da Saúde para receber o Tamiflu. A prefeitura informou que entregou o medicamento ao adolescente ainda ontem.

Segundo o Ministério da Saúde, não há falta de medicamento para o tratamento da gripe suína no Brasil. Foram entregues 485.420 tratamentos aos Estados e há um estoque de 8,79 milhões de tratamentos adquiridos em 2006.

O Ministério reiterou que o uso indiscriminado do remédio pode tornar o vírus mais resistente e orienta a população a não se automedicar.

O Ministério da Saúde informou, em nota divulgada hoje (14), que não há proibição da venda do medicamento nas farmácias brasileiras, mas o laboratório fabricante do medicamento deu prioridade aos pedidos de compra feitos pelo Ministério.