Dia de parceria: Alagoas firma convênios com o Estado de São Paulo

  • eduardocardeal
  • 14/08/2009 15:58
  • Maceió
A tarde desta sexta-feira(14) foi marcada pela visita e assinatura de parcerias entre os governadores Teotônio Vilela Filho e o governador de São Paulos José Serra, ambos do PSDB. A primeira parada dos governadores aconteceu na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), onde foi oficializado um contrato de transferência de tecnologia de gestão operacional e redução de perdas.

A nova parceria vai beneficiar mais de 1 milhão de habitantes e custará um valor de R$ 24 milhões, no contrato inicial. O valor será destinado pela empresa Sabes. Com o acordo da empresa alagoana Casal futuramente repassar o valor que foi disponibilizado pela empresa paulista.

Para o diretor-presidente da Casal, Jessé Motta Carvalho Filho, o contrato de parceria se reveste com muita importância principalmente no abastecimento de água. “Esse contrato ele se reveste não só para a Casal, mas para todo o Estado, porque iremos trabalhar nossas perdas e sem contar que também vamos melhorar o nosso abastecimento de água, inicialmente na capital, mas depois iremos se estender em toda Alagoas”, explicou o diretor- presidente da Casal.

O governador de São Paulo, José Serra, durante discurso no Palácio dos Palmares, fez algumas moções aos deputados Rui Palmeira (PV), Temóteo Correia e demais autoridades que compareceram a solenidade desta tarde.

Além do projeto que foi assinado  na Sede da Casal, outros convênios foram assinados, tipo: Projeto da nota fiscal, junto a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), Projeto Combate a Sonegação Fiscal, envolvendo os dois Estados, Alagoas e São Paulo.

“Tenho certeza que com esses projetos o Estado de Alagoas vai dar um passo muito grande e passa a ganhar receber mais receita dos impostos devido à forma de como os mesmo serão cobrados quando for adquiridos em São Paulo e trazidos para Alagoas”, comentou José Serra.

Serra ainda disse que independente de cor partidária o Estado de São Paulo estar fazendo convênios com vários Estados principalmente do nordeste.

O anfitrião do dia,  governador Téo Vilela, agradeceu a presença de todas as autoridades presentes, demonstrando uma satisfação e otimismo dos futuros resultados dos convênios que foram assinados durante a presença do governador Serra e do secretário da fazenda paulista, Mauro Ricardo.

Durante o discurso do governador alagoano parabenizou de forma mais contundente o trabalho da Cepal, ou seja, Diário Oficial.  Téo Vilela aproveitou o momento e agradeceu a José Serra pelo apoio dao que foi dado quando ele era Ministro da Saúde. “Agradece Serra a você, pela atenção que nos foi dada, principalmente quando você era Ministro da Saúde, trazendo para nosso estado o Projeto Alvorada, que nos ajudou a diminuir a mortalidade infantil”, lembrou o governador de Alagoas.

Também foi anunciado que outras parcerias serão oficializadas no Estado. De acordo como governador de Alagoas, nos próximos dias será assinado mais um convênio com o Banco Mundial de Desenvolvimento (BID) e que apesar d toda a crise na economia, Alagoas “respira” mito bem.

Ficaram confirmadas também mais parcerias com o Estado de São Paulo, pela amizade pessoal que tem o governador Serra. “Tenho certeza que vamos nos aproximar mais, falo isso, em relação às futuras parcerias que iremos fechar para deixar o nosso estado (Alagoas), bem mais próximo de receber mais recursos financeiros”, concluiu.