Colegiados de gestão regional são avaliados durante seminário

  • carlinhos
  • 14/08/2009 20:35
  • Maceió
Com o objetivo de avaliar as ações dos colegiados de gestão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta sexta-feira (14), no Maceió Mar Hotel, o II Seminário de Avaliação dos Colegiados de Gestão Regional de Alagoas. Participaram do evento, secretários municipais de saúde e técnicos da Superintendência de Gestão da Participação Social (Sugeps) e da Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Suraud).

Durante o evento, foram apresentados os projetos implementados pelos colegiados, os avanços obtidos após as suas implantações e as principais necessidades dos municípios quanto à gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram apresentadas as novas demandas que serão fundamentais para o seu fortalecimento, já que os colegiados regionais são as instâncias para a discussão dos problemas existentes nos municípios.

“Todos os investimentos no âmbito da saúde estão sendo realizados após serem discutidos na Comissão Intergestores Bipartite, junto aos municípios. Por isso, é importante que os colegiados regionais discutam as ações que devem ser implementadas, antes dos gestores municipais solicitarem os investimentos aos gestores estaduais”, disse a secretária adjunta da Saúde, Júlia Levino, que representou o titular da pasta, Herbert Motta.

Também durante o evento, que foi iniciado com apresentação da Orquestra de Flauta de Feira Grande, a diretora de Apoio à Gestão e Participação Social, Lenise Abreu, apresentou o processo de regionalização das ações de saúde em Alagoas, ressaltando os avanços que contribuíram para o fortalecimento dos colegiados. No encerramento dos trabalhos, a secretária de saúde de Capela, Marta Varallo Corte, ressaltou como deve ocorrer o funcionamento dos órgãos, além de pontuar qual a sua representatividade e legitimidade.