Arapiraca terá 100 novos leitos e 30 UTIs destinadas a casos de Covid-19

  • Assessoria
  • 11/04/2020 07:17
  • Cidade

Até o dia 15 de maio, Arapiraca contará com cerca de 100 novos leitos clínicos e 30 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente ao enfrentamento do novo coronavírus. Os novos leitos estarão distribuídos na Unidade de Emergência do Agreste (UE), no Hospital Chama e no Djacy Barbosa.

O anuncio foi feito pelo o governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante visita, nesta quinta-feira (9), aos municípios de Arapiraca, Penedo e Coruripe. Eles vistoriaram a instalação de leitos para internamentos clínicos (retaguarda) e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender casos de Covid-19.

Alexandre Ayres destacou que o objetivo é transformar Arapiraca num polo de Saúde para o combate ao novo coronavírus na região Agreste. "Paralelamente, teremos leitos de retaguarda em Girau do Ponciano e continuaremos avançando”, explicou.

"É muito importante que a gente remodele a rede de saúde do Estado como um todo, porque o coronavírus é, sem dúvida, um grande desafio, mas pode também ser encarado como uma grande oportunidade para que deixemos um legado importante, por meio da reestruturação de nossos equipamentos de saúde. Depois que tudo isso passar, voltaremos mais fortes, com uma rede ainda mais preparada para atender o cidadão alagoano", completou o governador.

Alagoas conta hoje com 261 leitos de UTI. Esse número está sendo mais que duplicado pelo Estado, num esforço para o combate à Covid-19. “Em 45 dias vamos estruturar e disponibilizar mais 270 novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19, um ganho histórico para a saúde pública de Alagoas, dobrando o número de leitos existentes antes da pandemia", garantiu Alexandre Ayres.

"Haverá leitos ainda em Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema, fazendo uma descentralização entre a capital e o interior para que os alagoanos possam ser atendidos nesse momento de pandemia", disse Renan Filho. 

Após as atividades em Arapiraca, o governador e o secretário Alexandre Ayres seguiram para Penedo onde, ao lado do prefeito Marcius Beltrão, visitaram unidades da rede de saúde do município. "Vamos escolher o melhor local aqui em Penedo para instalar o Centro de Referência para tratamento da Covid-19. O objetivo é não ter que remanejar pessoas de Penedo a outras cidades", observou Renan Filho. 

Em Coruripe, eles inspecionaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Carvalho Beltrão. A UPA de Coruripe conta com cinco leitos com suporte para ventilação e nove clínicos para tratar casos da Covid-19. Já o Hospital Carvalho Beltrão dispõe de 45 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus, sendo 15 de UTI e 30 de retaguarda. Acompanharam a visita o deputado federal Marx Beltrão e o secretário de Governo do município, Maykon Beltrão.

Renan Filho voltou a ressaltar a importância de se manter o isolamento social para barrar o avanço da doença no estado. "Alagoas está melhor estruturada do que a média. Dos leitos de UTI que ofertamos hoje, só estamos utilizando até agora 12%. Já tem Estado por aí utilizando mais de 80%. O isolamento social é importante justamente porque estamos adequando a nossa rede de saúde. Temos que achatar a curva de contágio, enquanto elevamos a nossa capacidade hospitalar", finalizou.