Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia realizou uma limpeza nas áreas públicas do município, com objetivo de retirar impurezas e possíveis contaminações do novo Coronavírus nos lugares de uso e contato comuns. Nesta primeira etapa, foram realizadas limpezas no centro da cidade, e nos povoados de Pé Leve e Genipapo. A ação de prevenção foi determinada pelo prefeito Marcelo Rodrigues e coordenada por equipes da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos.

Através de caminhão-tanque, a solução contendo água e 2,5% de cloro foi direcionada com mangueiras a jato em locais como praças, ruas, bancos, pistas e calçadas. Para tornar ainda mais eficaz o trabalho de higienização, funcionários devidamente equipados também borrifaram o produto em lugares de contato comum, a exemplo de corrimão de prédios públicos, e trincos de portões.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rodolfo Barbosa, a ideia é proteger ainda mais a população da possível presença do vírus, intensificando a prevenção, uma vez que Limoeiro ainda não possui caso de contaminação. “Ainda que nossa recomendação seja que as pessoas fiquem em casa, sabemos que há trabalhadores que ficam mais expostos aos riscos, como vendedores, os garis, e queremos evitar que essa parcela da população seja afetada pela transmissão do vírus”, explica.

O secretário também atentou para a importância da colaboração dos limoeirenses “Nós estamos realizando todos os esforços para proteger nosso município, mas é preciso que seja um trabalho conjunto. Essa limpeza trata-se de um paliativo, então a população precisa fazer sua parte também, seguindo nossas recomendações de higiene, de evitar a aglomeração, e de ficar em casa o máximo de tempo possível”, relata.

Outras orientações também foram reforçadas pelo gestor. “Um ponto importante e que tem sido reiterado pela Organização Mundial de Saúde é o uso das máscaras. Há muitas pessoas utilizando máscaras indevidamente. É preciso orientar para a higienização necessária, para evitar contato físico nas ruas, e evitar sair de casa. Usar máscara e álcool gel não vai garantir a pessoa de estar protegida dos riscos de contaminação”, alertou.