Itec oferece segurança às secretarias e órgãos

  • carlinhos
  • 12/08/2009 17:27
  • Maceió
Proteger os computadores de vírus, ataques externos e programas indesejáveis, além de aumentar a velocidade da internet através do gerenciamento de rede. É com este intuito, que o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) está disponibilizando a instalação e manutenção de um novo dispositivo de segurança (firewall) para as entidades estaduais.

O dispositivo resolve o impasse que algumas secretarias sofriam ao instalar a proteção. “Através dele, o Itec conseguiu solucionar o conflito estabelecido com o Sistema Financeiro do Estado — Siafem, que era bloqueado e impedido de ser utilizado”, explicam Charles Pimentel e Haroldo Andrade, da gerência de redes do ITEC.

“Adotamos um firewall fácil de utilizar, pode ser administrado via web e a própria secretaria fica responsável pela administração e ampliação dele. Também montamos uma equipe de suporte no Itec, caso a secretaria enfrente qualquer problema”, completa o diretor de Infraestrutura e Operações do Itec, Raymundo Sampaio.

O analista de infraestrutura do Gabinete Civil, Marcson Carvalho, aponta os resultados positivos. “Já no primeiro dia, conseguimos bloquear mais de 2 mil spywares na rede, além de vírus e spam. Também não temos mais problemas com a velocidade; antes uma única máquina consumia 80% da banda de internet”, conta o analista.

Em um mês, o dispositivo de segurança já foi instalado em seis secretarias; Gabinete Civil, o Ipaseal Saúde, a Secretaria de Agricultura (Seagri), a Secretaria do Turismo (Setur), a Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) e o próprio Itec.
O sistema é gratuito e os órgãos que tiverem interesse devem solicitá-lo à diretoria de Infraestrutura e Operações do Itec.