Saúde da pessoa idosa é tema de capacitação

  • eduardocardeal
  • 12/08/2009 06:09
  • Saúde
O Programa Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou nesta terça-feira (11), no Hotel Matsubara, uma capacitação sobre o Caderno de Atenção Básica — Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, destinada a médicos, enfermeiros e odontólogos de 20 municípios alagoanos. O treinamento prossegue nesta quarta-feira, a partir das 8h.

De acordo com Elisabeth Toledo, gerente do Programa Saúde do Idoso, o curso tem como objetivo preparar os profissionais da atenção básica para promover a saúde integral da pessoa idosa, considerando o contexto social e cultural.

“Nesses dois dias de capacitação, vamos abordar as políticas públicas voltadas para o idoso no Sistema Único de Saúde (SUS), alimentação, odontologia geriátrica, fragilidades, diabetes, hipertensão, quedas, dentre outros temas pertinentes à prática diária dos profissionais da atenção básica”, informou.

A nutricionista Kátia Betina, técnica da Diretoria de Planejamento da Sesau, lembrou, durante sua palestra sobre Política Nacional de Promoção da Saúde, que a porta de entrada da saúde da pessoa idosa é a atenção básica.

“É no posto de saúde que o idoso deve ser assistido e orientado a ter uma alimentação saudável, não fumar e nem abusar de bebida alcoólica. Já está provado que o uso abusivo de álcool está diretamente ligado à violência, por isso precisamos trabalhar a prevenção porque é possível o lazer sem o álcool”, disse.

Municípios — No primeiro dia do evento, participaram profissionais dos municípios de Atalaia, Barra de São Miguel, Satuba, Chã Preta, Pindoba, Igreja Nova, São Brás, Batalha, Maravilha, Girau do Ponciano, Ibateguara, Murici, São José da Laje, Campestre e Tanque D’Arca.

A segunda etapa do treinamento será realizada nos dias 18 e 19, no Hotel Ritz Plaza Mar, e é destinada aos municípios de Palestina, Santana do Mundaú, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Flexeiras, Novo Lino, Campo Grande, Traipu, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, São José da Tapera, Pariconha, Colônia de Leopoldina, Jaramataia e Monteirópolis.